Tools
A Universidade Estadual de Maringá será uma das unidades de apoio à certificação de produtos orgânicos financiada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A implantação do projeto foi discutida em uma reunião promovida pela equipe técnica da Seti, no dia 5 de agosto, em Curitiba. E contou com a participação de representantes das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES). 

O projeto objetiva a capacitação de técnicos e estudantes para a atuação nas áreas de consultoria e auditoria de processos de certificação; a realização de acompanhamento, análise e avaliação de estudo de casos das unidades familiares de produção orgânica, e a criação de uma Rede Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos. Para este projeto a Seti vai investir mais de R$ 2,5 milhões, por meio do Fundo Paraná. Que serão repassados ao Tecpar e as demais instituições envolvidas no projeto.

 A UEM será um dos núcleos de apoio à certificação com as seguintes funções: criação de um Comitê Local de gestão do projeto, seleção de bolsistas para atuar no projeto, seleção de unidades produtivas ou de agroindústrias, realização de levantamento e acompanhamento técnicos para a certificação, além de dar suporte às ações regionais do Tecpar e a disponibilização de espaço físico para a instalação dos núcleos.

 Ao Tecpar caberá a função de visitar frenquentemente as instituições públicas, associações participantes, sindicatos e projetos envolvidos do Programa Universidade Sem Fronteiras, qualificar os laboratórios para apoio técnico aos trabalhos de campo, elaborar o material técnico de apoio à certificação, além de dar suporte às ações regionais de certificação de unidade familiares e agroindustriais.

 A unidade de apoio à certificação de alimentos orgânicos da UEM é coordenada pelo professor Ednaldo Michellon, do Curso de Agronomia. Michellon faz parte do Comitê Regional e tem a função de implantar o Comitê Local. O projeto na UEM está na fase da seleção de profissionais e estagiários para a equipe. 

 

uem tv