A área de Língua e Literatura Francesas, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove, entre os dias 11 e 13 de novembro, a XI Jornada de Estudos Franceses e a I Jornada Internacional de Estudos Franceses. Essa é uma oportunidade para que alunos, professores, pesquisadores e demais interessados troquem experiências sobre o francês como língua estrangeira.

Segundo a professora Ana Paula Guedes, uma das organizadoras do evento, há um congresso de médio porte em Maringá quase todos os anos, com a finalidade de revitalizar o ensino de francês na universidade. “A idéia foi a de fazer um evento que chamasse a atenção de todos os professores e alunos do curso de Letras. Desta forma, foi que nasceu a primeira Jornada de Estudos Franceses, em 1993. Agora, vamos fazer a décima primeira que terá um caráter internacional, pois temos convidados de outros países que virão colaborar conosco e compartilharemos de novas experiências”, acrescenta a professora.

A programação das jornadas começa na tarde do dia 11, às 13h30, no Laboratório Audiovisual de Apoio Pedagógico (Laap), no bloco H-35, sala 2, onde será exibido o filme Entre les murs, de Laurent Contet e, em seguida, será realizada a apresentação de trabalhos acadêmico-científicos. Às 19 horas, está prevista a abertura oficial do evento, no auditório Ney Marques, com apresentações artísticas e as conferências: A Intercompreensão entre as línguas românicas, com o professor Jean-Pierre Chavagne, da Universidade de Grenoble III, na França; e Les réminiscences de Jean Soublin dans Napoléon, l'Amazonie et moi (2005), com a professora Maria Lídia Maretti, da UNESP de Assis.

No dia 12, outra sessão de apresentação de trabalhos acadêmico-científicos será realizada, às 13h30, no Laap. Às 15h45, será organizada a mesa-redonda Experiências docentes no ensino e aprendizagem de FLE, sob a coordenação da professora Margarida da Silveira Corsi e com a participação de Fábio Lucas Pierini, do Departamento de Letras da UEM (DLE), falando sobre A internet e o ensino de FLE no contexto universitário; Teresinha Preis Garcia, do Instituto de Línguas da UEM (ILG), discorrendo sobre A gramática e o ensino de FLE; e Alexandre Catarino (CELEM - Maringá), discutindo o Francês no Celem: uma intervenção social.

Às 19h30, no Auditório Ney Marques, será realizada a conferência A França no Brasil, com o adido cultural da Embaixada da França, Jean-Pierre Courtiat. No intervalo, será lançada a tradução do livro Le troisième âge, de Pierre Vellas, por Claudio Stieltjes, do Departamento de Filosofia da UEM (DFL) e Regina Taam, do Departamento de Teoria e Prática da UEM (DTP). Em seguida, mais duas conferências: O pensamento francês na educação de crianças, jovens e adultos, com a professora Regina Taam; e Literatura e filosofia: Sartre e Camus, com o professor Claudio Stieltjes.

As atividades do último dia começam também com apresentações de trabalhos no Laap, às 13h30. Às 15h45, está prevista a conferência Como montar uma escola de francês, com a professora Suraya Philbert Saba, da Bonjour Paris, de São Paulo. À noite acontecem duas conferências: Situation de La culture française aujourd’hui, com Pierre Rivas, de Nanterre Paris X, e A missão artística francesa no Brasil em 1816, com Ivone Bertonha, do Departamento de História da UEM. Antes do encerramento, ainda acontece a mesa-redonda Viver, conviver e estudar na França. Três temas serão discutidos: Doutorado sanduíche, Paris e a cité universitaire: um intercâmbio cultural e lingüístico, com o professor Dirceu Cleber Conde (Fafijan, de Jandaia do Sul); Fille Au Pair: uma experiência intercultural, com o professora Andréia Zíngara, do Celem de Apucarana; e França e Bélgica: vivências interculturais, com a professora Rejane Taillefer, do Departamento de Letras da Universidade de Londrina (UEL).

Inscrições - As inscrições para participação nas Jornadas devem ser feitas via internet, no endereço http://jief.ueuo.com/jef.htm, até 10 de novembro. Aqueles que vão apresentar trabalho terão menos tempo. Devem enviar um resumo até 5 de outubro. As normas estão disponíveis no site. Outras informações pelo e-mail estudosfranceses@gmail.com.