Foto da Academia de Letras de MaringáO médico José Usan Torres Brandão será homenageado pela Câmara Municipal, nesta quinta-feira (20), às 19h30. Ele receberá o título de Cidadão Benemérito de Maringá, como reconhecimento pelos serviços prestados na rede municipal e estadual de saúde. Nascido em Senhor do Bonfim, Bahia, em 30 de novembro de 1929, formou-se em Medicina pela Escola de Medicina da Bahia, em Salvador, em 1953.

Sua área de atuação foi em Ginecologia e Obstetrícia. Em Maringá, trabalhou em postos de saúde, no Detran e na UEM. Foi chefe da regional do antigo INSS. Faz parte da Academia de Letras de Maringá e é autor do livro Descendo a Serra. O homenageado chegou ao Paraná em 1958. Depois de passar por Santa Isabel do Ivaí, veio para Maringá em 1964. Casado com Laura Nakamura Brandão, tem três filhos: José Usan Torres Brandão Filho, professor da UEM, José Paulo Brandão, engenheiro químico, e José Emerson Nakamura Brandão, médico do HU, que lhe deram sete netos genuinamente maringaenses.

A proposta do título foi apresentada pelo vereador Flávio Vicente e aprovada por unanimidade na Câmara, que, nesta gestão, conta com quatro médicos que reconhecem o trabalho prestado por José Usan e o consideram referência na saúde pública local.

Brandão também foi homenageado pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná. Em 2003, recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional em concedido para os profissionais que completam 50 anos ininterruptos de atividade sem sanção ético-profissional e com relevante e exemplar conduta médica.