Depois da suspensão das aulas de 30 de julho a 22 deste mês, em razão de medidas preventivas para conter o avanço da gripe A (H1N1), a UEM retoma o período letivo hoje, segunda-feira (24), adotando algumas medidas preventivas. Para garantir a segurança dos alunos que estão retornando, a UEM adquiriu 600 dispensadores que serão utilizados com sabonete líquido nos banheiros e com álcool em gel nos blocos didáticos, locais de grande fluxo de pessoas.

Além disso, os acadêmicos terão toda a orientação necessária sobre a doença. Materiais impressos serão distribuídos nas salas de aulas e os professores repassarão para os alunos as informações geradas pelo Comitê. São medidas que se estenderão aos câmpus regionais e à Fazenda Experimental, em Iguatemi.

O Comitê de Monitoramento sobre a Gripe A da UEM continuará suas atividades, com reuniões semanais de avaliação, monitorando o andamento do quadro na UEM. Outras instituições de ensino superior paranaenses também retomarão às aulas no dia 24, entre elas a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Na UEM, as aulas chegaram a ter início no dia 28 de julho, depois do período de recesso do meio do ano, mas, no dia 30 de julho, acatando uma recomendação do governo estadual, a Universidade, com o suporte do Comitê, decidiu suspender as atividades.

Ao todo, em torno de 23 mil estudantes retornarão às salas de aulas no dia 24, incluindo os alunos dos cursos livres. A Pró-Reitoria de Ensino (PEN) formulou uma proposta para o calendário acadêmico, que será analisada e votada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP). Nessa proposta, o período acadêmico foi estendido de 7 para 22 de dezembro. De 23 de dezembro a 3 de janeiro, haverá recesso acadêmico. Os que ficarem para exame final farão a avaliação de 4 a 9 de janeiro.

Segundo a PEN, a situação da UEM está mais confortável por causa da flexibilidade do calendário, que previa uma semana de recesso em outubro que, agora, será transformada em período letivo, assim como o recesso do dia do servidor público.