Tools

A Universidade Estadual de Maringá está preparada para produzir o medicamento contendo o princípio ativo Fosfato de Oseltamivir (Tamiflu), utilizado no combate à Gripe A (H1N1).

A UEM está apenas aguardando uma resposta do Ministério da Saúde ao pedido protocolado na última quarta-feira (26), em Brasília. A iniciativa da Universidade, de se colocar à disposição do governo federal, é colaborar no combate à pandemia da nova gripe.

Caso o governo autorize, a produção do medicamento será feita pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Medicamentos e Cosméticos (Lepemc), por meio de sua Unidade de Produção de Medicamentos.

A UPM passou recentemente por inspeção da Vigilância Sanitária e obteve parecer favorável para a certificação de sua linha de sólidos. A Unidade é um laboratório farmacêutico oficial e nos anos anteriores participou da produção e da distribuição de medicamentos no programa Hiperdia, do Ministério da Saúde. Cópia do ofício protocolado no MS foi enviada ao governo estadual.

uem tv