Os interessados em apresentar trabalhos na primeira edição do Congresso Internacional de Museologia agora têm novo prazo de inscrição. A organização do Congresso estendeu a data até 20 de setembro. Serão aceitos trabalhos em forma de pôster e comunicação oral. Para consultar as regras acesse o website do evento: www.mbp.uem.br/congresso. O resultado dos trabalhos selecionados será divulgado no dia 1º de outubro.

O Congresso é uma promoção do Museu da Bacia do Paraná da Universidade Estadual de Maringá e será realizado de 21 a 23 de outubro. Durante o evento estará em debate questões ligadas à democratização dos museus e às funções sociais das instituições dessa natureza. Importantes nomes no cenário nacional e internacional participam das discussões, a exemplo do presidente do Instituto Brasileiro de Museus, José do Nascimento Júnior, que profere a conferência de abertura no dia 21 às 20h30; da historiadora e pesquisadora Lourdes Dominguez que fala sobre museus e a participação popular em Cuba no dia 22 às 10 horas; e da professora espanhola, Cristina Escrigas, convidada a falar sobre os desafios da museologia na contemporaneidade em uma palestra de encerra a programação do Congresso, no dia 23, às 16h30.

O evento também busca incentivar a participação da sociedade nos processos de organização de museus e de construção de políticas públicas e ações relacionadas à gestão dos museus, a preservação do patrimônio e a inclusão social. As inscrições para ouvintes também foram prorrogadas até 12 de outubro. Outras informações no Museu da Bacia do Paraná, que fica na Avenida Colombo, 5790 – Bloco Q-02. O telefone é o 44-3261-4554. Para consultar a programação completa acesse o website do evento.