A Universidade Estadual de Maringá participa da 1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental promovida pela Secretaria do Meio Ambiente. O evento será realizado no dia 14 deste mês, das 13 às 18 horas na Câmara Municipal de Maringá, sob o tema Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente! Para a abertura, a professora do Departamento de Enfermagem, Dóris Marli Petry, ministra a palestra Saúde Ambiental. 

De acordo com os organizadores a finalidade do encontro é debater propostas que possam ser implantadas no quadro de políticas ambientais do município e debatidas em etapas posteriores da conferência.     

 Com base em três eixos temáticos, vão ser debatidas questões relativas ao desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta; o trabalho, ambiente e saúde e seus desafios nos processos de produção e consumo, além de uma análise da democracia, educação, saúde e ambiente como políticas para construção de territórios sustentáveis.

As inscrições são gratuitas, e as atividades estarão abertas ao público a partir desta quinta-feira, dia 10, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizada no 3º andar do Paço Municipal.    

Podem participar da Conferência, representantes da sociedade civil, de organizações não-governamentais; movimentos sociais, do campo e da cidade; trabalhadores formais e informais; associações; sindicatos; federações e confederações; centrais sindicais; setor empresarial; associações e cooperativas de empresários; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa; representantes do poder público.

A etapa regional já está marcada para o dia 26 deste mês na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e, na sequência, haverá as etapas estadual e nacional de Saúde Ambiental.  

Além da Secretaria do Meio Ambiente, fazem parte da organização representantes da Secretaria de Saúde, conselhos municipais de Saúde, Meio Ambiente, Juventude, Educação e da Mulher e a Universidade Estadual de Maringá.

Informações pelos telefones: Secretaria do Meio Ambiente - (44) 3221-1441; Nupélia - 3261-4677, ou website http://www.maringa.pr.gov.br/cmsa.    

 

Programação da 1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental  

13h – Abertura/Cerimonial

14h30 às 15h30 – Formação de grupos temáticos

13h30 – Palestra de abertura: Saúde Ambiental

14h10 – Leitura e aprovação do regimento

15h30 às 15h45 –Coffee Break

15h45 às 17h – Plenária

17h às 18h – Relatório final