No transcurso da história da humanidade, diferentes técnicas e recursos têm sido utilizados para preservar os registros. E o que começou com a pintura em rochas, a partir da tinta extraída de vegetais, evoluiu para o uso da informática e de sofisticados equipamentos de observação. Para permitir discussões sobre os novos recursos tecnológicos e cartográficos, o Departamento de Geografia, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEM (Universidade Estadual de Maringá), realiza o 1º Simpósio Nacional de Recursos Tecnológicos aplicados à Cartografia e a 28ª Semana da Geografia. 

Os eventos estão programados para o período de 21 a 25 deste mês e terão como enfoque a cartografia e formação do profissional e licenciado em Geografia. Haverá palestras, apresentação de trabalhos e treze minicursos, que tratam de temas como a cartografia tátil e o uso da tecnologia no ensino de geografia.

Todas as áreas afetas à temática estão convidadas a participar, contribuindo para a integração entre as diferentes áreas do conhecimento.

A abertura oficial dos eventos será no dia 23 na Oficina de Teatro, às 20 horas. Entre os dias 23 e 25, haverá exposição de editoras e de equipamentos de geotecnologias por empresas do ramo, no estacionamento do Bloco J-12, durante todo o dia. As inscrições permanecem abertas até o início dos eventos. Detalhes pelo site: www.dge.uem.br/simposiocartografia ou fone 44 3261-4290.