Pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Espanha, Suíça e Portugal participarão, a partir desta quarta-feira (16), no Araucária Centro de Eventos, em Maringá, do III Congresso Internacional de Saúde e do III Cisdem (Cátedra Iberoamericano-Suiza de Desarrolo e Medicamentos), abordando o tema Gestão e Inovação em Saúde. Cerca de 1.500 pessoas se inscreveram para o evento, das quais 90% para a apresentação de trabalhos científicos, oral ou sob a forma de posteres.

Promovido pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Congresso, que se estenderá até sexta-feira (18), contará com quatro mesas-redondas, quatro palestras e 14 minicursos, um deles ministrado pelo professor Fortunato Antônio Badan Palhares, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que abordará, no dia 18 (sexta-feira), a partir das 14 horas, o tema Tecnologia Forense.

A abertura do evento ocorrerá às 20 horas desta quarta-feira, quando o professor Luis Eugênio Portela Fernandes de Souza, do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Bahia, vai proferir a conferência sobre o tema Gestão e Inovação em Saúde. Souza também é diretor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos/Decit, do Ministério da Saúde.

Diversos temas serão enfocados nos três dias de Congresso, desde fármacos até inovação tecnológica no diagnóstico de novos genes no perfil da expressão de tumorigênese e metástase, passando também pela tecnologia e longevidade, entre outros.

O evento visa a promover discussões e debates sobre o conhecimento de novas demandas dos processos em tecnologia, gestão e inovação em saúde, gerando novas possibilidades de produção de cuidados aos indivíduos e famílias, e possibilitando a criação de ações no uso de tecnologias para o SUS, com profissionais da enfermagem, educação física, farmácia, medicina, odontologia e áreas afins.

A programação completa pode ser vista no endereço eletrônico www.ccs.uem.br/congresso2009. Além de conferências, mesas-redondas, palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos, conta com atividades culturais.

O Congresso tem o apoio do Cisdem, da Fundação Araucária e da Caixa Econômica Federal. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4293, fax 3261-4560 ou e-mail congresso-ccs@uem.br.