Ocorreu hoje (21), por volta das 10 horas, à abertura oficial do XI Encontro Maringaense de Biologia (Emabi) e a XXIV Semana da Biologia.  Estiveram presentes na cerimônia o reitor da UEM, Décio Sperandio, a pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, a diretora do Centro de Ciências Biológicas, Kathia Mathias Mourão, a chefe do Departamento de Biologia, Izabel de Fátima Andrian e o coordenador dos eventos, professor Celso João Rubin Filho.

Segundo o professor Celso Rubin, o evento tem como objetivo discutir temas referentes os 200 anos de Darwin, a evolução biológica à evolução das idéias.  O professor explica que neste ano o mundo inteiro comemora os 200 anos de vida do Darwin e nada mais justo que o Departamento de Biologia da UEM promover eventos que discutam exclusivamente a vida, idéias, pensamentos, estudos de um dos maiores cientistas do século XIX.

Já a professora Kathia Mathias Mourão, enfatizou a importância de Darwin para os estudos biológicos. Para ela, o pensamento de Darwin rompeu com tudo que se acreditava sobre seleção natural, origem e evolução das espécies. “Darwin gerou uma reviravolta no pensamento científico, em especial na biologia. Foi um revolucionário do seu tempo”, define o professora.

As atividades vão até 25 de setembro, e estão previstos minicursos, conferências, comunicações e pôster, tendo como eixos temáticos a evolução biológica; a microbiologia e a saúde; a história e a evolução do ensino de biologia; a ética, a filosofia e a biologia; a botânica aplicada; a atuação do biólogo em empresas; a fisiologia evolutiva; a polinização; e a biologia marinha.

As comunicações e pôsteres vão abordar temas nas áreas de Biologia Celular e Genética, Bioquímica, Botânica, Ecologia, Fisiologia Humana e Animal, Morfologia Humana e Animal, Saúde, Zoologia e áreas afins. Para os organizadores, os números superaram todas as expectativas. Serão 56 minicursos, mais de 200 apresentações de trabalho, e aproximadamente 500 acadêmicos e profissionais.

Para o reitor Décio Sperandio, eventos como o Emabi e a Semana de Biologia ressaltam a excelência da UEM. E lembrou que este ano a universidade completa 40 anos de criação. Quando foi criada a UEM, os idealizadores jamais imaginariam que ela se tornaria a grande potência que é hoje, e o que ela representaria para a região noroeste do estado, para o Paraná e para o Brasil. “Se ela é o que é hoje, isso se dá pelas iniciativas dos pesquisadores, professores e alunos. A excelência da UEM está enfatizada no ensino, pesquisa e extensão”.

Os eventos são promovidos pelo Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá, com a parceria do Centro de Ciências Biológicas e Fundação Araucária. Com o financiamento dos bancos, Itaú e Caixa Econômica Federal.

Outras informações na secretaria do DBI, Bloco H-78, fone 3261-4312 ou e-mail sec-dbi@uem.br, e no site www.dbi.uem.br/emabi2009.