A Economia Brasileira e a Crise Internacional são destaques na 24ª Semana do Economista da Universidade Estadual de Maringá, que começou ontem (22) e segue até sexta-feira. A abertura oficial ocorreu ontem (22), às 19h30, no Anfiteatro Ney Marques. Para a palestra de abertura foi convidado o professor Carlos Antônio Brandão, que proferiu a palestra sobre os impasses no processo de desenvolvimento do Brasil.

Brandão é professor do Instituto de Economia da Unicamp e suas atividades de docência, pesquisa e extensão se concentram na área do desenvolvimento socioeconômico, atuando principalmente nas áreas de planejamento regional e urbano, desenvolvimento regional, políticas públicas e economia urbana.

Amanhã, 24, também no Ney Marques, às 19h30, o professor Paulo Antônio de Freitas Balanco discute a crise mundial e seus desdobramentos internacionais. Graduado em Economia pela USP e doutor em Teoria Econômica pela Unicamp, atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia e desenvolve estudos centrados, principalmente, nos temas capitalismo, globalização e desenvolvimento regional.

Na sexta-feira, 25, no mesmo local e horário, o secretário de Estado do Planejamento do Paraná, o professor Ênio Verri discutirá as repercussões da crise sobre o Paraná.

Além das palestras, serão ministrados minicursos por professores do UEM, da UEL e por Odival Antunes, do Ministério do Trabalho e  Emprego. Haverá, ainda, a apresentação de artigos científicos e um Painel de Conjuntura Econômica.

Segundo a professora Rosalina Lima Izepão, coordenadora da Semana, os números surpreenderam todas as expectativas da organização. São aproximadamente 300 alunos e profissionais da área de economia participando do evento. Ao todo serão apresentados 48 trabalhos científicos em 10 minicursos.

Estiveram presentes na solenidade de abertura o diretor de Pesquisa, Benedito do Prado Dias Filho, que na ocasião representava a reitoria, o chefe do Departamento de Economia da UEM, Antônio Denardi, o diretor do Centro de Ciências Aplicadas (CSA), Clóvis de Souza, o diretor adjunto do CSA, Antonio Carlos de Campos, o secretário do Meio Ambiente de Maringá, Diniz Afonso, o presidente do Centro Acadêmico de Economia, Marcel Valéra Bombarda, o coordenador do Curso de Economia, Natalino Henrique Medeiros, a coordenadora do Programa de Mestrado em Economia, Amália Maria Goldberg, o tutora do PET de Economia, Maria de Fátima Garcia, o tenente Rogelio Aparecido e a coordenadora da Semana, professora Rosalina Lima Izepão.

Para consultar a programação completa acesse www.dco.uem.br. Informações e inscrições na secretaria do Departamento, Bloco D-34, no câmpus universitário. O fone é 44 3261-4905.