Tools

Com cerca de 8 mil participantes, a edição 2009 da Mostra de Profissões da UEM (Universidade Estadual de Maringá) atendeu as expectativas dos organizadores. “Superamos os números do ano passado, quando reunimos 5 mil pessoas”, atesta a professora Bernadete Rocha Loures, coordenara da Mostra. O aumento de visitantes ocorreu mesmo com a mudança do calendário nas escolas, decorrente dos casos de Gripe A.

A Mostra teve início na última terça-feira, dia 22, e foi encerrada ontem, no câmpus sede da UEM. No total, 67 escolas visitaram os estandes cobertos, montados no estacionamento do Restaurante Universitário, no câmpus sede da UEM. Foram mobilizados vários ônibus que fizeram o transporte dos alunos.

Nesta edição, a maioria dos visitantes foram estudantes das primeiras séries do ensino médio, interessados no Programa de Avaliação Seriada (PAS) que a UEM implanta a partir deste ano. O Programa é uma forma alternativa de seleção dos futuros estudantes de graduação, que irá avaliar os alunos dentro de um processo contínuo, desenvolvido ao longo dos três anos do ensino médio. Para participar do sistema, os alunos podem se inscrever a partir da próxima segunda-feira (28), pelo site www.pas.uem.br .

A pró-reitora de Ensino da UEM, professora Ednéia Rossi, elogiou a organização da Mostra de Profissões, a apresentação dos cursos e a recepção aos alunos do ensino médio. Para ela, a Mostra de Profissões é um momento muito rico, em que a Universidade abre suas portas e apresenta seu potencial aos seus futuros estudantes.

Alunos dos diferentes cursos de graduação, sob a coordenação de professores, apresentaram os cursos oferecidos pela UEM. Segundo Bernadete Rocha Loures, a realização do evento envolveu cerca de 50 professores e 700 alunos. “Os alunos são a alma da Mostra”, disse a coordenadora, destacando a qualidade do trabalho realizado nos estandes.

A coordenadora ainda ressalta a parceria com o Núcleo Regional de Educação que realiza todo o trabalho de agendamento com as escolas, o que segundo ela é primordial para o sucesso do evento. Rocha Loures também enfatiza o empenho de diversos setores da Universidade que contribuem para esse sucesso. Como exemplo ela cita a Diretoria de Serviços e Manutenção. Segundo ela, o pessoal de apoio somou cerca 50 servidores técnico-administrativos da instituição.

A próxima edição da Mostra será em abril de 2010, coincidindo com o período de inscrição do Vestibular de Inverno do ano que vem.

 

uem tv