Na última quinta-feira (22), foi assinado pelo governador do Paraná, Roberto Requião, um Termo de Cooperação para a Implantação de Laboratório para Exames de DNA para Reconhecimento de Paternidade. A instalação do laboratório será na Universidade Estadual de Londrina e contará com a colaboração da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que funcionarão em rede.

Também serão comprados equipamentos para testes de paternidade com análise de DNA. Através desses investimentos e da instalação do laboratório, serão realizados gratuitamente ao menos 2 mil exames em casos que estão à espera de julgamento.

Segundo informações do site da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti - http://www.seti.pr.gov.br/), a “Secretaria de Estado da Criança e da Juventude vai repassar R$ 1,9 milhão para a construção, implantação do laboratório e aquisição de equipamentos e bens de consumo. O recurso foi deliberado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (Cedca-PR). Já a Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior vai aplicar mais R$ 216 mil em treinamento e contratação de pesquisadores para o laboratório.”

Ainda segundo o Seti, com a implementação do Laboratório de Paternidade, a Secretaria da Criança e da Juventude estima que todos os processos judiciais estagnados por falta de recursos poderão ser julgados. O valor de um teste de paternidade costuma custar R$ 300.

Além do governador Roberto Requião, participaram da assinatura do termo de compromisso no Palácio das Araucárias o Reitor da UEM, Décio Sperandio, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Carlos Augusto Hoffman, o Procurador-Geral do Ministério Público do Estado do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, a Secretária de Estado da Criança e da Juventude e Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Thelma Alves de Oliveira, a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Lygia Pupatto e os demais reitores das instituições de ensino superior do Paraná.