A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com as Escolas de Saúde Pública do Paraná e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), inicia amanhã (29), no Paraná, o Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS. Em Maringá, serão atendidas três turmas da região Noroeste, com tutores da UEM, do Cesumar e da Regional de Saúde de Campo Mourão.

O curso, estruturado de forma a estimular o processo de regionalização da atenção à saúde, está organizado em quatro unidades de aprendizagem: Fundamentos do SUS; Gestão da Atenção à Saúde; Gestão das Vigilâncias em Saúde; e Gestão da Promoção da Saúde. O objetivo é aperfeiçoar capacidades para a gestão dos diferentes níveis do SUS.

No Paraná, serão qualificadas 465 pessoas que atuam na área da saúde, que desempenham funções estratégicas na gestão dos serviços e sistemas de saúde. Elas estão divididas em 16 turmas por todo o Estado.

Com duração de seis meses, é um curso na modalidade a distância. A coordenação no Estado é de Fernão Diego de Souza Lopes, da Escola de Saúde Pública do Paraná, e a coordenação pedagógica estadual, da professora Paula Nishiyama, da UEM.

A solenidade de abertura será realizada  distância, por meio de webconferência, amanhã (29), às 14 horas. O evento contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin; do presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, Antonio Carlos Figueiredo Nardi; da presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná, Marina Ricardo Martins; da superintendente de Políticas de Atenção Primária em Saúde, Erlene Tedeschi dos Santos; da diretora da Escola de Saúde Pública do Paraná, Arlene Bernine Muzzolon; e de Fernão Lopes. O site de acesso à solenidade é o www.escoladesaude.pr.gov.br.