Academia de Letras de Maringá será tema de uma exposição no Museu da Bacia do Paraná, vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM). O objetivo da mostra é aproximar o público, principalmente o das escolas, do mundo do escritor.

A exposição apresentará fotos dos acadêmicos efetivos, honorários ou falecidos, e exemplares de suas obras. “Esperamos que promovendo esta proximidade entre a ALM e o público possamos estimular o desejo da leitura e o da escrita em cada visitante, já que o desenvolvimento real de um país está diretamente relacionado ao interesse do povo pela sua cultura e história. Quem lê pensa, e quem pensa progride e estimula o progresso”, explica a técnica de assuntos culturais do Museu, Laura Chaves.

A AML nasceu no dia 7 de setembro de 1997, a partir da União dos Escritores de Maringá – UEMA, encabeçada pelo escritor Galdino Andrade, seu primeiro presidente. Reúne 40 acadêmicos, escritores de diversas vertentes e estilos, focados na área literária com a meta comum de divulgar e valorizar a língua portuguesa através da produção de textos edificantes.

A exposição 12 Anos da Academia de Letras de Maringá começa sábado, dia 17, e vai até o dia 30 deste mês, no MBP, localizado no Bloco Q-2, próximo do prédio da reitoria. Visitas para escolas e/ou grupos de turistas podem ser agendadas pelo telefone (44) 3261-4294. O horário de visitação é das 8h às 11h e 13h as 17horas, de segunda a sexta-feira. No horário noturno é preciso fazer agendamento prévio.