A abertura oficial do Congresso Internacional de Museologia ocorreu ontem (21), às 20 horas, no Bloco C-67, no câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A solenidade reuniu centenas de acadêmicos, professores e profissionais da área de museologia, arquitetura, história e educação. O Congresso, que está na sua primeira edição, é uma promoção do Museu da Bacia do Paraná e tem na programação conferências internacionais, minicursos, apresentações de trabalho (comunicações orais e painéis) e mesas-redondas. As atividades encerram-se amanhã (23).

Importantes nomes no cenário nacional e internacional estão participando das discussões, a exemplo da historiadora e pesquisadora Lourdes Dominguez, que falou sobre museus e a participação popular em Cuba, hoje de manhã; do professor Pedro Paulo Funari (Unicamp), que, hoje à tarde, apresentou os museus sob uma perspectiva participativa; e do arquiteto Marcelo Ferraz, convidado a ministrar a palestra que encerra a programação do Congresso, amanhã, às 16h30. Ele vai falar sobre a Arquitetura de museus e projetos museográficos.

Para o acadêmico do 3º ano de História da UEM, Fellipe Totoro, que está participando do evento, discutir museologia é importante para o profissional da história que pretende atuar na área de pesquisa, em especial no que se refere à rememoração, preservação da memória e patrimônio histórico. “Museologia é um conhecimento novo que ainda falta na grade curricular da História e é uma grande e importante área de atuação do historiador”, esclarece.

Já o coordenador de extensão cultural da Prefeitura de Campinas e pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa Histedbr (História da Educação Brasileira), da Unicamp, Américo Batista Villela, acredita que o evento é uma oportunidade de atualização profissional imprescindível para os pesquisadores de diversas áreas, como museologia, história, ensino e cultura, já que possibilita o intercâmbio de conhecimento entre os professores, pesquisadores e acadêmicos. Villela vai apresentar o trabalho “Da Desescolarização dos Museus à Musealização do Passado Escolar: uma proposta metodológica para o ensino de história”.

A intenção primordial do evento, explica a coordenadora do evento, professora Sandra Peregrini, é incentivar a participação da sociedade nos processos de organização de museus e de construção de políticas públicas e ações relacionadas à gestão dos museus, a preservação de patrimônio e a inclusão social. “Os museus devem ser concebidos como espaços de memórias, se constituindo como um lugar privilegiado para o exercício da cidadania”.

Segundo Laura Chaves de Souza Peloso, técnica de Assuntos Culturais de Museu da Bacia do Paraná e integrante da comissão organizadora do evento, os números superaram todas as expectativas. Serão apresentados no decorrer do evento 35 projetos e 12 painéis. “Além disso, recebemos aproximadamente 250 inscritos vindos de diversos estados brasileiros e do exterior”. A técnica lembra que o evento foi idealizado, também, como uma forma de incentivar a participação da sociedade nos processos de organização de museus e de construção de políticas públicas e ações relacionadas à gestão dos museus, a preservação do patrimônio e a inclusão social.

Em seu pronunciamento, o reitor Décio Sperandio defendeu a criação do Centro de Documentação Histórica da UEM, que em breve será colocado em prática. O reitor explicou que o Centro vai reunir documentos oficiais, dados e informações audiovisuais que fizeram e fazem parte da construção e consolidação da Universidade. “O Centro vai servir para resgatarmos a história e a memória da nossa UEM”, enfatiza.

Estiveram presentes à cerimônia de abertura além do reitor Décio Sperandio; o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Lucio Tadeu Mota; o diretor adjunto do Centro de Tecnologia, José Marcio Peluso; o coordenador do Museu da Bacia do Paraná, Sérgio Luiz Thomas; a secretária de cultura de Maringá, Flor Duarte, que na ocasião representava o prefeito Silvio Barros; e a diretora de Difusão, Fomento e Economia dos Museus, Eneida Braga Rocha, que proferiu a palestra de abertura.

Outras informações no Museu da Bacia do Paraná, que fica na Avenida Colombo, 5790 – Bloco Q-02. O telefone é o 44-3261-4554. Para consultar a programação completa acesse o website do evento www.mbp.uem.br/congresso