A Companhia Gímnica da UEM participou do Torneio GYM Brasil 2009, realizado de 23 a 25 de outubro, na cidade de Nova Friburgo no Rio de Janeiro. O Torneio foi uma seletiva para a Gymnaestrada, evento internacional realizado a cada quatro anos e que reúne ginastas de todo o mundo. A boa notícia é que as três coreografias apresentadas pela Companhia Gímnica da UEM foram selecionadas para a próxima edição do evento, que será em 2011, em Lousanne, na Suíça.

Vale lembrar que, em 2007, a Companhia representou o Brasil no Gymnaestrada realizado na Áustria. “Essas participações tem projetado a UEM em nível nacional e mundial”, avalia a professora Roseli Selicani Teixeira, uma das coordenadoras do grupo, destacando seu contentamento pelo fato da Companhia ter carimbado o passaporte para a Gymnaestrada de 2011.

A Companhia Gímnica é integrada por acadêmicos do Departamento de Educação Física, e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, associado entre as Universidades de Maringá e Londrina. Na coordenação também está a professora Ieda Parra Barbosa Rinaldi.

No Brasil, a Companhia Gímnica representa a UEM em diversos eventos socializando conhecimentos construídos por meio de apresentação de trabalhos científicos, realização de oficinas e apresentações coreográficas em escolas da rede pública e privada de Maringá e região.