Numa noite marcada por homenagens, o Hospital Universitário Regional de Maringá comemorou, sexta-feira (6), no Teatro Marista, os 20 anos de funcionamento do HUM, voltados para a formação profissional, produção científica e a assistência integral à saúde. A solenidade foi prestigiada por cerca de 500 pessoas, entre elas o ex-prefeito Said Ferreira e o ex-reitor da UEM, Fernando Ponte de Souza, signatários do convênio entre o Município e a Universidade, em 1986, para a implantação do hospital universitário. Veja mais fotos do evento na galeria.

Ferreira lembrou ter constatado, em 1987, a carência de vagas nos cursos de medicina e odontologia no Paraná. Razão pela qual, após uma pesquisa, decidiu consultar o Conselho Universitário (COU) da UEM para a criação dos dois cursos. À época, disse ter assumido a responsabilidade, junto com Souza, pela manutenção dos cursos, além do compromisso de construir pavilhões didáticos e a primeira etapa do HUM, que seria o Pronto Socorro, em 1988.

O ex-reitor afirmou que houve pressão contrária de alguns setores da capital pela criação dos dois cursos, embora esta fosse uma demanda antiga à época. Recordando-se das principais datas que culminaram na criação dos cursos de medicina e odontologia, ele historiou o processo que resultou na gratuidade do ensino superior paranaense, em 1988, e citou o fato de que em 1989, início de funcionamento do hospital, houve a feliz coincidência da estadualização dos cursos, quando o governo do Estado assumiu, de vez, a manutenção de todos os cursos da UEM.

O deputado federal Ricardo Barros enalteceu a importância do HUM, lembrando que tenta articular a aprovação de uma emenda de bancada, no orçamento federal, para 2010, que, se for aprovada e os recursos liberados, permitirá o término do hospital.

A deputada estadual Cida Borghetti contou ter constatado pessoalmente o bom atendimento que o HUM presta aos seus pacientes.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nardi, ressaltou a boa parceria existente entre a prefeitura e o hospital universitário. O superintendente do hospital, José Carlos Amador, citou a visão futurista e humanista do ex-prefeito e do ex-reitor ao criarem o hospital e os cursos de medicina e de odontologia. Falou sobre o atendimento de qualidade prestado pelo HUM, mas lamentou os problemas que o hospital enfrenta, incluindo a falta de leitos, que faz com que dezenas de pessoas fiquem, todos os dias, acomodadas em leitos improvisados no corredor do Pronto Socorro. Finalmente, agradeceu à sociedade em geral pelo apoio dado ao HUM nestes 20 anos de existência.

O reitor Décio Sperandio comentou o papel que o hospital universitário tem na formação e no desenvolvimento de pesquisas. Segundo ele, a conseqüência disso é a assistência à saúde, ou seja, o atendimento à população.

HOMENAGENS

Aberta oficialmente pelo grupo parafolclórico Fogança, da UEM, a solenidade foi marcada pela entrega de homenagens. Além de Said Ferreira e de Fernando Ponte de Souza, receberam a honraria o primeiro diretor Robson José da Silva Souza, que não compareceu devido a compromisso agendado anteriormente; o primeiro paciente internado Everson de Oliveira; o primeiro doador de sangue, João Hildebrand Filho; e os superintendentes anteriores do hospital.

Alguns homenageados receberam uma tela confeccionada pela artista plástica e professora da UEM, Tânia Machado; enquanto que outros ganharam certificados e vídeo institucional do hospital.

Além deles, os deputados Ricardo Barros e Cida Borghetti também foram contemplados com uma tela da artista plástica. O evento ainda teve apresentações de vídeo sobre o HUM e o parabéns à você, dedicado ao hospital, na hora em, quebrando o protocolo, um grupo de funcionários do HUM entrou no recinto carregando um bolo simbólico, acompanhado de bexigas. O cerimonial também fez a leitura de todos os servidores do HUM que se aposentaram ou que faleceram.

Encerrando a noite, o superintendente do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luiz Carlos Zeferino, fez palestra sobre os 20 anos do Sistema Único de Saúde.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv