Quais os contextos necessários para a elaboração de uma boa crítica musical, e quais pontos devem ser considerados? Com o intuito de discutir essas e outras questões, o DMU (Departamento de Música) da UEM convida para o curso de extensão: Crítica Musical Jornalística, que será realizado no dia 14 de novembro, a partir das 8h30, no bloco H 12, sala 15.

O palestrante Leonardo Martinelli é compositor, com graduação e mestrado em composição pelo Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista), tendo suas obras executadas nos mais importantes festivais do Brasil e da América Latina. É professor de composição e estética na Faculdade Santa Marcelina e de história da música na Escola Municipal de Música de São Paulo.

Ainda em 2004 iniciou seu trabalho jornalístico na grande imprensa, colaborando como crítico e repórter de música clássica e cultura para o caderno Fim-de-Semana da Gazeta Mercantil. No ano seguinte, criou um blog totalmente dedicado à música erudita.  Em 2006, iniciou sua colaboração à Revista Concerto, onde ainda atua como repórter e colunista do site do veículo.

Neste mesmo ano, colaborou para a temporada brasileira da conceituada revista francesa Diapason. Em 2009 deu início a importantes projetos na área de jornalismo e cultura em música clássica, tais como o trabalho na produção e na realização do Guia de Escuta da coleção “Grandes Compositores da Música Clássica”, da Editora Abril.

A ficha de inscrição (www.dmu.uem.br) deve ser preenchida e entregue junto ao comprovante de pagamento do boleto na secretaria do Departamento de Música da UEM – Câmpus Sede – Bloco 8. As inscrições custam R$60,00 para estudantes e R$120,00 para profissionais. A geração do boleto bancário também deve ser efetuada no site do DMU (informar o código 2311).

Mais informações pelo telefone 3261 – 4092.