Tools

O reitor Décio Sperandio empossou, hoje (24), o novo diretor de Cultura, o professor Marcos César Danhoni Neves, do Departamento de Física. Graduado em Física pela UEM, possui mestrado em Física e doutorado em Educação pela Unicamp, pós-doutorado pela Universidade Sapienza, na Itália. Empossou também o novo coordenador de Serviços e Desenvolvimento Regional, o professor Maurício Reinert do Nascimento, com graduação e pós-graduação em Administração. Sua experiência é na área de Administração, com ênfase em Teoria das Organizações.

Durante a solenidade, o reitor explicou que os ocupantes anteriores dos cargos saíram para pós-doutorado. Destacou que essa é uma causa nobre e responsável pelo fato de a UEM estar pelo segundo ano consecutivo como a melhor universidade do Paraná e a 21ª no Brasil no Índice Geral de Cursos do MEC. Disse que Danhoni e Nascimento assumiam para continuidade do trabalho em duas áreas muito importantes para a Instituição. Citou que há dificuldades e carências, mas que a UEM está caminhando e está produzindo muita cultura. Sobre a Coordenadoria de Serviços e Desenvolvimento Regional, explicou que é a porta de entrada da cooperação técnica com o setor produtivo e setor público.

Danhoni mencionou suas incursões pela arte durante sua trajetória na UEM, pela música e pelo desenho artístico, seu envolvimento com a astronomia e a ênfase na interdisciplinaridade. Citou também o Workshop de Ciência e Arte. Prometeu, nos 11 meses no cargo, somar esforços e ajudar a dinamizar ainda mais o setor. Já apresentou uma necessidade para a música: uma concha acústica.

Nascimento agradeceu a oportunidade de desenvolver e colocar em prática o que tem pesquisado sobre desenvolvimento regional. Falou do papel da UEM no Paraná como uma instituição de referência no desenvolvimento da região. A pró-reitora de Extensão e Cultura, Wânia Rezende Silva, lembrou que a questão não era apenas ocupar os cargos vagos, mas de contar com colaboradores com os mesmos princípios de inter e transdisciplinaridade, inclusão social e acadêmica, de compartilhar a visão institucional. Na foto aparecem Wânia, Sperandio, Maurício e Danhoni.