Tools

O professor João dos Reis Silva Júnior, da Universidade Federal de São Carlos (na foto autografando a obra, ao lado do vice-reitor da UEM, Mário de Azevedo), lançou, nesta sexta-feira, na UEM, o livro Trabalho Intensificado nas Federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico. Além disso, Silva Júnior fez palestra na sala dos Conselhos Superiores, prédio da Reitoria. O autor é do Departamento de Educação, do Centro de Educação e Ciências Humanas, da UFSCar.  

Graduado em Engenharia de Produção, pela Universidade de São Paulo (1982), tem mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade, também pela PUC/SP. Possui ainda pós-doutoramento em Sociologia Política pela Unicamp.

O professor tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes campos de investigação: educação e trabalho, educação superior brasileira, política educacional, reforma do estado e educação na cotidianidade da instituição escolar. No momento, desenvolve a pesquisa Os sentidos do trabalho do professor na universidade pública brasileira.

No livro lançado na UEM e escrito em co-autoria com o professor Valdemar Sguissardi, Silva Júnior busca responder como a reforma da educação superior, que teve início no Brasil em meados dos anos 1990 como expressão das mudanças na economia e da reforma do Estado, e que envolveu em especial a identidade institucional das IES públicas, revela-se hoje na dimensão da prática universitária dos professores das federais do Sudeste.

A promoção da palestra e do lançamento do livro foi da UEM, Associação dos Docentes da UEM e do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá.