O Instituto de Línguas (ILG) da Universidade Estadual de Maringá marcou seus 40 anos de fundação com duas comemorações no dia 4. Pela manhã, os professores e técnico-administrativos participaram de uma rápida solenidade, durante a qual, os participantes puderam ver a fachada do ILG com as bandeiras que representam os países dos idiomas oferecidos nele, além da bandeira brasileira. À noite, durante a solenidade oficial, foram prestadas homenagens às pessoas que se destacaram ao longo dos 40 anos do Instituto.

Maria Ignez do Carmo Tílio recebeu uma homenagem como uma das fundadoras do Instituto. Na placa dedicada a ela, o texto destacou que, em agosto de 1969, o ILG nasceu pelas mãos da professora. Ivana Perón Andrade, secretária executiva, também recebeu uma placa mencionando que a história da servidora se confundia com a história do Instituto. Ainda foram homenageados alguns alunos que se destacaram profissionalmente por terem feito cursos de idioma no ILG.

O reitor Décio Sperandio, na cerimônia da manhã, ressaltou o excelente trabalho realizado pelo órgão, que já formou 6.233 alunos em diferentes línguas. Falando sobre o bom momento que vive a Universidade, Sperandio salientou que “o brilho da UEM vem de diversas fontes e o ILG tem dado sua parcela de contribuição nesse sentido”. À noite, frisou a importância de saber outros idiomas, elogiou o trabalho do ILG e apontou alguns dados da UEM.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Wânia Rezende Silva, resgatou um pouco da cerimônia ocorrida de manhã e falou sobre as bandeiras que farão parte do novo logotipo do ILG. A chefe do Instituto, Rosemary Piancó Gulla, agradeceu a presença de todos e a contribuição dos servidores e dos parceiros na construção do sucesso do ILG ao longo das quatro décadas.

O ILG, a princípio, oferecia apenas o curso de língua inglesa. Atualmente, são ofertados cursos em cinco  idiomas: inglês, francês, italiano, alemão e espanhol, bem como serviços de tradução e versão nesses idiomas. O Instituto conta com 27 professores, três técnicos administrativos e  um técnico de laboratório de línguas Hoje o Instituto conta com 1.085 alunos matriculados. Além dos cursos regulares, oferece cursos de  aperfeiçoamento como os de conversação e os preparatórios  para exames de proficiência.