O reitor Décio Sperandio e o vice-reitor Mário A zevedo entregaram hoje (16), quatro novos laboratórios de informática dos cursos de Engenharia da Produção, Engenharia de Alimentos, Informática e Ciência da Computação. Cada um dos cursos recebeu 30 computadores destinados a uso dos acadêmicos dos cursos de graduação.  

 O reitor Décio Sperandio enfatizou o bom momento que a UEM está vivenciando, sendo uma das universidades que mais recebeu verbas para investimento do Estado do Paraná, pelo fato de ter apresentado mais projetos para a captação de recursos financeiros. Somente o ano passado, explica o reitor, a UEM recebeu em torno de 14 milhões para obras, aquisição de equipamentos e computadores, por meio do Programa Universidade em Movimento, da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).  

Sperandio ressaltou a importância dos computadores serem destinados a laboratórios de informática para cada curso como um ato de valorização do ensino de graduação. “Sem dúvidas vai facilitar a valorização dos estudos de cada área de formação”.

Ainda de acordo com ele, estes laboratórios completam o Programa Kits Sala de Aula lançados pela atual gestão, equipando as salas de aula com computadores, projetores multimídia, quadro branco, e condições climáticas adequadas.

Décio Sperandio lembrou também do Programa Pró-Note, que será lançando nesta sexta-feira (18), às 9 horas, na sala dos Conselhos Superiores. Segundo o reitor, o programa é para professores, alunos e técnico-administrativos da UEM comprarem notebooks a preço mais acessível.

“O nosso grande objetivo é transformar todas as salas de aulas em multiuso, incluindo laboratórios de informática, com um computador para cada aluno”, ressaltou o Reitor.

  A pró-reitora de Ensino Ednéia Rossi se lembrou da importância da trajetória de implantação dos laboratórios e de todos aqueles que fizeram parte do processo. “Muitos destes cursos ainda não possuem espaços físicos próprio. E os laboratórios representam o primeiro passo para a concretização deste espaço sonhado por muitos”.  

O diretor do Centro de Tecnologia, Mauro Antônio da Silva Ravagnani, agradeceu o apoio da Administração da UEM.  Ravagnani destacou o papel importante das coordenações dos cursos no processo de implantação dos laboratórios, proporcionando uma formação de qualidade dos alunos. “Os laboratórios significam a consolidação dos cursos ligados ao Centro de Tecnologia”.    

Representando os acadêmicos, o coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Stephano Hertal Farias Nunes, reforçou a importância de computadores para o ensino. E enfatizou a função do DCE como fiscalizador no processo de implantação dos laboratórios. “Viemos aqui para testemunhar a inauguração destes laboratórios, porém sem esquecermos que a nossa função é fiscalizar se os laboratórios estão sendo realmente utilizados pelos alunos da graduação”.   

A solenidade reuniu, ainda, entre outras autoridades, o chefe de Gabinete da Reitoria, Júlio Santiago Prates Filho; o assessor de Planejamento, Paulo Rosa; o assessor de Comunicação Social, Luiz Donadon Leal; coordenadores dos cursos Engenharia da Produção, Engenharia de Alimentos, Informática e Ciência da Computação e chefes de departamentos.

  As placas de inauguração foram confeccionadas pelo Laboratório de Design e Moda da UEM, sob a coordenação da professora Cláudia Monteiro. 

 

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv