Tools

A Universidade Estadual de Maringá lançou nesta sexta-feira (18), às 9 horas, na sala dos conselhos superiores (COU), o Pró-Note. É um programa para professores, alunos e técnico-administrativos da UEM comprarem notebooks a preço mais acessível. Para isso, a Pró-Reitoria de Administração contatou diversas empresas e selecionou uma que fornecerá notebooks com diversas configurações e marcas com valor menor que o praticado pelo mercado. A empresa selecionada foi a Syma Informática.  

O reitor Décio Sperandio explicou que a idéia surgiu com a rede sem fio (Wireless) que está sendo consolidada na UEM, atendendo 95% do câmpus universitário. Em conjunto com a implantação dos laboratórios de informática para os cursos de graduação. Segundo Sperandio, é a consolidação da tecnologia da informação no câmpus, aliando a facilitação do acesso à aquisição de equipamentos com a utilização da rede.  

De acordo com o pró-reitor de Administração, Marcelo Soncini Rodrigues, o programa surgiu da iniciativa da reitoria, que o procurou solicitando que a Universidade fizesse parcerias com empresas de informática e agentes financiadores para disponibilizar computadores a preços mais acessíveis e condição de pagamentos facilitados para servidores, professores e acadêmicos.

Além dos computadores, os interessados podem adquirir outros equipamentos e acessórios de informática comercializados pela empresa, como impressoras, processadores, placa de vídeo e memória. A garantia e a assistência técnica ficam por conta da empresa. 

Os servidores e acadêmicos poderão fazer a simulação da configuração dos produtos e valores pelos portais que estão sendo criados para os dois segmentos. Rodrigues explica que poderão ser adquiridos também computadores fixos. Os banners poderão ser acessados no site da UEM (www.uem.br).