Numa solenidade ocorrida, ontem (14), na cidade de Diamante do Norte, presidida pelo reitor em exercício, Mário Azevedo, a Universidade Estadual de Maringá promoveu a colação de grau de cerca de 260 formandos dos cursos Normal Superior e Pedagogia a distância.

No evento, realizado no ginásio de esportes municipal, Azevedo parabenizou os formandos pela escolha da secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Lygia Lumina Pupatto, para ser a paraninfa geral. Como não pôde comparecer, Lygia foi representada pela pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Wânia Rezende Silva.

O reitor em exercício destacou que a secretária tem dado muito apoio ao ensino superior público paranaense. De acordo com ele, Lygia é uma batalhadora pelas políticas de inclusão e de desenvolvimento regional.

Referindo-se aos formandos, Azevedo salientou que a colação de grau envolvia a formatura de professores. Estes, por sua vez, acabavam de aceitar o desafio de ensinar numa época tão difícil como a de agora, marcada por um momento em que há tanta necessidade do saber.

O reitor ainda fez uma saudação especial à professora Maria Luisa Furlan Costa, atual coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UEM, homenageada, em Diamante do Norte, como nome de turma.

Para Azevedo, Luisa merecia ser homenageada pelos formandos porque é uma pessoa batalhadora pelo ensino superior a distância. A professora já foi coordenadora do curso Normal Superior nesta modalidade.

A pró-reitora Wânia Rezende Silva [em leitura do discurso enviado pela secretária Lygia Pupatto] convidou os formados a fazer uma reflexão sobre o caminho trilhado até chegar à conclusão de seus cursos. “Reconstituam cuidadosamente o que foi todo este caminho percorrido. Se uma festa é uma celebração, celebre consigo mesmo todos os momentos em que abriu mão das festas, dos encontros com os amigos, viagens ..., para cumprir uma tarefa que deveria ser feita.  Porque a vida é feita de muitos pequenos pedaços de dedicação e sacrifício, trocados depois por uma sensação prazerosa de dever cumprido”, afirmou.

Ao finalizar, assinalou que “e, se depois de tudo isto, você ainda puder continuar sonhando em fazer mais e fazer melhor, e fazer por mais pessoas, aí você não vai mais precisar preparar nenhuma festa, porque vai te bastar a festa que outras pessoas vão estar fazendo à sua volta”.

O formando Abimael Antonio dos Santos (Normal Superior) foi o juramentista e Marcos Paulo Pereira Pereira (Pedagogia) o orador geral.

Outras diversas autoridades prestigiaram o evento, entre elas a diretora do Câmpus Regional do Noroeste (Diamante do Norte), Alciony Andréia da Cunha Alexandre; o vice-prefeito de Diamante do Norte, Waldir Martins (representando o prefeito, Pedro Selami); a secretária municipal de Diamante do Norte, Sônia de Souza; prefeitos e vice-prefeitos de cidades da região; secretários municipais da região, além de diretores de centro e de diretores-adjunto de centro da UEM.

 

Cidade Gaúcha e Umuarama

 

Nesta sexta-feira (15), será a vez dos formandos do Câmpus do Arenito, em Cidade Gaúcha; amanhã (16), Umuarama; dia 22, Goioerê; 23, Cianorte; e de 28 a 30, Maringá. 

Em Cidade Gaúcha, a colação de grau será no Ginásio de Esportes Municipal Tancredo Neves, a partir das 20 horas. Receberão os certificados aproximadamente 360 acadêmicos dos cursos de Engenharia Agrícola, Normal Superior e Pedagogia (a distância). O paraninfo será Sérgio de Oliveira Lucena. A turma terá como juramentista Adinilza Maria dos Santos (Pedagogia a distância) e o orador Wevergton Nathan Panerari Ramos (Engenharia Agrícola).

Em Umuarama, a solenidade será no Ginásio de Esportes Municipal Amário Vieira da Costa, a partir das 20 horas. Colarão grau acadêmicos de Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Construção Civil, Tecnologia em Meio Ambiente, Medicina Veterinária, Agronomia, Normal Superior e Pedagogia (a distância). No total serão quase 700 formandos
O paraninfo será o deputado federal pelo PMDB, Osmar Serraglio; a juramentista, Thayla Sara Soares Stivari (Medicina Veterinária), e o orador, Éder Victor Braganti Toppa (Agronomia).

Em Goioerê, a formatura será no Ginásio de Esportes Municipal, no dia 22, a partir das 20 horas, com entrega dos certificados aos formandos dos cursos de Engenharia Têxtil, Licenciatura Plena em Ciências, Normal Superior e Pedagogia (a distância), totalizando aproximadamente 420 graduandos. O paraninfo será o professor Mauro Luciano Baesso; a juramentista, Elizabel Rodrigues Souza (Licenciatura Plena em Ciências), e a oradora, Fabiane Filatieri (Engenharia Têxtil).

Em Cianorte, a colação de grau será no Ginásio de Esportes Municipal, no dia 23, a partir das 20 horas. Os formandos, que somam 544, são dos cursos de Ciências Contábeis, Pedagogia, Design, Moda, Normal Superior e Pedagogia (a distância).Tendo como paraninfa Maria Luiza Batista; juramentista, Maria Silva de Oliveira Torres (Pedagogia); e orador, André Brandão do Amaral (Design).

Em Maringá, as cerimônias serão realizadas na arena coberta do Parque de Exposições a partir das 18 horas dos dias 28, 29 e 30 deste mês. O paraninfo do primeiro dia é o vice-reitor Mário [Luiz Neves de] Azevedo; o juramentista, Jairo Gomes Martins Junior (Psicologia), e a oradora, Chrislainne Cujinotti (Secretariado Executivo Trilíngue). Colam grau acadêmicos de Letras, Pedagogia, História, Geografia, Psicologia, Ciências Sociais, Filosofia, Música, Normal Superior (Pólo de Sarandi), Secretariado Executivo Trilíngue e Pedagogia (a distância).

O paraninfo do segundo dia de formatura de Maringá é o professor Paulo Roberto de Souza; o juramentista, Luis Carlos Moschetta (Farmácia); e a oradora, Lorena Gimenez Carneiro (Direito). Os cursos são os de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Administração, Enfermagem, Educação Física, Farmácia e Odontologia. Já os 38 alunos do curso de Medicina já colaram grau em dezembro de 2009.

O paraninfo do terceiro dia será o professor Ulysses Cecato; a juramentista, Kátia Jaqueline Ribeiro Passos (Ciências Biológicas); e o orador, José dos Santos Neto (Agronomia). Os formandos são de Estatística, Física, Química, Matemática, Agronomia, Zootecnia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Informática, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica.

No total, as solenidades de formatura de formatura do câmpus sede irão entregar o diploma a cerca de 3,2 mil novos profissionais.