Mário de Azevedo, Décio Sperandio e Emerson de Toledo

O reitor Décio Sperandio e o vice-reitor Mário de Azevedo, da Universidade Estadual de Maringá, receberam, nesta quarta-feira (20), o relatório do desempenho dos candidatos do Processo de Avaliação Seriada (PAS). O presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado, Emerson Arnaut de Toledo, explicou que 82% dos candidatos estão aptos a prosseguirem com as avaliações. Sperandio classificou como positiva a primeira etapa do PAS e comentou que a partir das próximas fases os alunos terão mais referência do processo.

A maior pontuação geral foi de 253 pontos dos 360 possíveis, de um aluno do Colégio Gumercindo Correia de Almeida Gonçalves, de Dracena, do Estado de São Paulo. Já as maiores pontuações por matéria foram as seguintes: 114 em conhecimentos gerais, dos 150 pontos máximos; 44 em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, dos 60 possíveis; 30 em Língua Estrangeira, dos 30 pontos máximos; e 106 em Redação, dos 120 possíveis. A média do escore dos classificados foi de 131,3 pontos.

Foram considerados aptos a prosseguirem com as avaliações os que conseguiram, no mínimo, 24 pontos na redação e não zeraram nas outras matérias. Foram reprovados 1.422 candidatos, dos quais, 349 não compareceram (4,4%); 31 zeraram de conhecimentos gerais (0,4%); 281 em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa (3,5%); 404 em Língua Estrangeira (5%); e 586 em Redação (7,3%).

Inscreveram-se no PAS 8.013 candidatos. As provas foram realizadas em 15 cidades paranaenses: Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paissandu, Paranavaí, Pitanga, Sarandi e Umuarama. As inscrições para o PAS deste ano serão aceitas de 1º a 20 de setembro e as provas serão aplicadas em 28 de novembro.

O Sistema é mais uma forma de acesso à graduação. Por meio dele, o aluno presta exame ao final de cada uma das séries do Ensino Médio. A opção pelo curso será efetuada apenas quando o candidato inscrever-se para realizar a terceira prova. Desse modo, ao final do terceiro ano do Ensino Médio, o aluno terá realizado três avaliações e, conforme o seu desempenho, poderá alcançar uma vaga na universidade, dentre 20% das vagas destinadas para essa modalidade de ingresso.

O resultado pode ser acessado pelos alunos no site www.pas.uem.br, digitando seu número de inscrição e sua senha. As escolas participantes receberão relatórios de desempenho de seus alunos em março.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv