A Universidade Estadual de Maringá colocou mais 2.408 novos profissionais no mercado de trabalho durante a semana passada. No dia 28 de janeiro, 1.148 alunos receberam seus certificados; no dia 29, outros 615; e no dia 30, mais 645 colaram grau. Em Maringá, 58 receberam a láurea acadêmica; trinta de cursos presenciais e 28 do Normal Superior a distância. Neste ano, a UEM formou mais dois indígenas. Silvana Matias, guarani da Terra Indígena Laranjinha, concluiu o curso de Enfermagem; e Ivan Bribis Rodrigues, kaingang da Terra Indígena Apucaraninha, de Direito. A primeira indígena a se graduar na UEM foi Joelma Lourenço Piraí, que recebeu seu certificado em Pedagogia na solenidade de 2008; e em 2009, foi a vez de Rosilda Camargo, também em Pedagogia.

Na solenidade de sexta-feira (29), o vice-reitor Mário de Avezedo ressaltou a importância da formação dos alunos em uma universidade pública e gratuita. Destacou ainda que, naquele dia, dois indígenas estavam se graduando, o que prova que a UEM é uma universidade inclusiva e o que demonstra o compromisso da instituição com a sociedade cada vez mais justa, fraterna e solidária. Lembrou que isso demonstra a qualidade própria de uma universidade republicana.

Na cerimônia de sábado (30), o reitor Décio Sperandio reforçou a importância de uma instituição pública formar pessoas não só nos aspectos técnicos, mas capazes de promover a humanização e a valorização da vida. Ressaltou também que os neograduandos devem continuar seus estudos em nível de especialização, mestrado e doutorado. Lembrou que a UEM está preparada para recebê-los de volta, já que oferece uma centena de cursos de especialização, 30 mestrados e 17 doutorados. O reitor informou que, ainda neste ano, devem ser criados outros dez programas de pós-graduação entre mestrados e doutorados.

O paraninfo de sexta-feira (29) foi o professor Paulo Roberto de Souza; o juramentista, Luis Carlos Moschetta (Farmácia); e a oradora, Lorena Gimenez Carneiro (Direito). Colaram grau alunos de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Administração, Enfermagem, Educação Física, Farmácia e Odontologia. Já os 38 alunos do curso de Medicina já colaram grau no dia 4 de dezembro.

O paraninfo de sábado (30) foi o professor Ulysses Cecato; a juramentista, Kátia Jaqueline Ribeiro Passos (Ciências Biológicas); e o orador, José dos Santos Neto (Agronomia). Os formandos foram de Estatística, Física, Química, Matemática, Agronomia, Zootecnia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Informática, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica.