Um dos maiores nomes da pesquisa em diabetes do mundo estará em Maringá de 26 deste mês a 3 de março. Willy J. Malaisse, professor titular e chefe do Laboratório de Hormonologia da Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica, vai oferecer consultoria ao Programa do Núcleo de Estudos em Diabetes e Obesidade da UEM, criado em 18 de janeiro deste ano. Aproveitando sua estada na cidade, proferirá a conferência Secreção de Insulina: o papel dos canais de potássio sensível ao ATP e os canais de ânion sensível ao volume, no dia 1º de março, às 14 horas, na sala dos Conselhos Superiores da UEM.

Malaisse publicou mais de 1,5 mil artigos científicos sobre diabetes, ganhou os mais importantes prêmios na área de diabetologia e é um dos cientistas mais citados de todas as áreas do conhecimento. Orientou diversos pesquisadores do mundo. Vários brasileiros estagiaram em seu laboratório. Entre eles, o professor Paulo Cezar de Freitas Mathias, professor titular da UEM, que coordena o Laboratório de Biologia Celular da Secreção. Mathias desenvolve pesquisas sobre disfunções das células secretoras da insulina em quadros patológicos, principalmente do diabetes e da obesidade.

Em 2006, o grupo maringaense recebeu recursos do Pronex/Ministério da Ciência e Tecnologia/CNPq/Fundação Araucária (Programa de Apoio a Núcleos de Excelência) para desenvolver o tema que agora prossegue com o Laboratório de Biologia Celular da Secreção com possibilidade terapêutica e profilática. O laboratório conta também com apoio da Capes. O trabalho aborda um tipo de receptor celular chamado muscarínico, que atua na regulação do sistema nervoso central.

O especialista belga, que vem ao Brasil para receber o título de Doutor Honoris Causa da Unicamp, aproveita a ocasião para conhecer Itaipu. A conferência na UEM é aberta a todos interessados.