Estão abertas, no período de até a próxima sexta-feira, dia 12, as inscrições para quatro tipos de bolsas oferecidas pela Diretoria de Ensino (DEN), da Pró-Reitoria de Ensino da UEM (PEN): Bolsa Monitoria Proindi; Bolsa Monitoria do PNE; Programa de Bolsa-Ensino; e o Programa Monitoria para os cursos de Graduação da UEM.

A Bolsa Monitoria Proindi é destinada ao atendimento dos alunos indígenas matriculados em cursos de graduação da UEM. Estão sendo ofertadas 5 bolsas, com a carga horária semanal de 12 h/a, por um período de 8 meses, no valor de R$180,00. Serão selecionados 2 monitores para as atividades de Oficinas Instrumentais Obrigatórias em Produção, Leitura e Interpretação Textual, Metodologia e Técnicas de Pesquisa e Introdução à Informática; 1 monitor para a disciplina de Estatística; e 2 monitores para as atividades de Oficinas Instrumentais Optativas em: Noções Gerais em Saúde. O processo de seleção será feito pelos membros da Comissão Universidade para os Índios – CUIA, no dia 16 deste mês. O resultado final será homologado pela DEN, no dia 18/03/2010.

Outra modalidade de Bolsa Monitoria é a do PNE, destinada ao atendimento dos alunos portadores de necessidades especiais matriculados em cursos de graduação da UEM. Para o ano letivo de 2010, são ofertadas 10 bolsas, com a carga horária semanal de 12 h/a, por um período de 8 meses, no valor de R$180,00. Para solicitação de Monitoria Especial o aluno deverá pertencer, preferencialmente, ao mesmo curso ao qual o acadêmico PNE estiver matriculado. A seleção será feita por meio de análise do pedido de inscrição e entrevista a ser realizada pelo Propae – Programa Interdisciplinar de Pesquisa e Apoio à Excepcionalidade, no dia 24 deste mês. O resultado final será homologado no dia 25.

Nos dois casos acima, as bolsas têm carga horária semanal de 12 h/a, por um período de 8 meses, no valor de R$180,00. As inscrições deverão ser efetivadas no Protocolo da Diretoria de Assuntos Acadêmicos, através de requerimento próprio. Para solicitação das bolsas, o aluno deverá estar regulamente matriculado em curso de graduação da UEM, a partir do 2º ano; e não ser beneficiário de qualquer outro tipo de bolsa na UEM.

Estão também abertas inscrições para o Programa de Bolsa-Ensino, destinada a acadêmicos participantes de projetos de ensino da UEM. Para o ano letivo de 2010 serão ofertadas 40 bolsas, por um período de 10 meses, no valor de R$120,00. As inscrições deverão ser efetivadas no Protocolo Acadêmico da Diretoria de Assuntos Acadêmicos ou nas Secretarias dos Câmpus de Umuarama, Cianorte, Goioerê e Cidade Gaúcha, através de requerimento próprio. São obrigatórias as assinaturas do requerente e do coordenador do projeto no formulário.

Para solicitação de Bolsa-Ensino o aluno deverá ser aluno regulamente matriculado em curso de graduação da UEM, a partir do 2º ano; não ser beneficiário de qualquer outro tipo de bolsa na UEM; estar devidamente credenciado em projeto de ensino; e estar cadastrado com carga horária máxima de 8 h/a semanais. O processo de seleção será feito por uma Comissão, instituída pela Pró-Reitoria de Ensino, no dia 24 deste mês e o resultado final será homologado pela Pró-Reitoria de Ensino no dia 25, em Edital afixado na DEG (Bloco 111 / sala 13), local onde os alunos selecionados deverão assinar o Termo de Compromisso.

Por fim, estão abertas as inscrições ao Programa Monitoria para os cursos de Graduação da UEM. Podem candidatar-se alunos regularmente matriculado em curso de graduação ou de pós-graduação da UEM; ter disponibilidade para dedicar-se à monitoria, sem prejuízo das atividades do curso; haver integralizado o componente curricular objeto da seleção, ou equivalente; não estiver respondendo a processo disciplinar.

As inscrições devem ser realizadas nas secretarias departamentais, mediante o preenchimento de formulário próprio de requerimento em que o candidato explicita os componentes curriculares para os quais concorre. É necessário, ainda, juntar o histórico escolar atualizado expedido pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA). O processo seletivo será realizado no período de 15 a 19 de março.