A Universidade Estadual de Maringá, por meio do seu Departamento de Zootecnia, programou, para este sábado (20), vários eventos na área de apicultura, reunindo num mesmo espaço importantes pesquisadores, com o objetivo de difundir conhecimentos e avanços no setor.

Segundo a coordenadora geral, professora Lucimar Pontara, esta é uma excelente oportunidade para os apicultores, profissionais e estudantes da área se atualizarem com o que há de mais inovador em termos de pesquisa. Destaca ainda que o Paraná é modelo de gestão com foco na agricultura familiar na produção de produtos agroecológicos e orgânicos, buscando sempre a sustentabilidade do ecossistema.

Serão debatidos temas como Ações da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) no Cenário Nacional e Internacional; Georeferenciamento e Rastreabilidade Agrícola; Abelhas: polinizadoras de um desenvolvimento ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo; Sanidade Apícola e o Desaparecimento das abelhas: o grande desafio. Ainda estão previstas assembleia geral da Federação Paranaense de Apicultores (Fepa) e exposição de casos de sucesso na área por meio de banners.

Esses e outros temas serão debatidos no V Encontro Paranaense de Apicultores, I Fórum da Região Sul de Apicultura e o II Simpósio Estadual de Polinização. Paralelamente haverá uma mostra técnico/científica, trazendo painéis de casos de sucesso da apicultura no Estado.

As inscrições podem ser feitas até o início dos eventos. As atividades iniciam às 8h30, no auditório do Bloco B-33 (PDE). Outras informações pelo site www.dzo.uem.br/vencontroparanaensedeapiculturapr.2010 ou pelo fone 44 3011-4919.