Foi criado, no dia 12, o Comitê de Pesca e Aquicultura do Reservatório de Rosana e a Jusante da Usina Hidrelétrica de Rosana e seus Tributários com o objetivo de estimular a estruturação e gestão compartilhada das atividades da pesca e aquicultura da região, gerando emprego, aumento de renda e inclusão social. Entre as prioridades, está a elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura, levando em conta as especificidades de cada município que compõe o Território da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.

O professor Luiz Alexandre Filho explicou que, embora a iniciativa de formação dessa comissão tenha sido da UEM, já que a Universidade desenvolve pesquisas na região, a entidade é uma organização da sociedade civil que envolve diversos órgãos públicos, associações e empresas privadas. A diretora do Câmpus Regional do Noroeste, Alciony Andréia da Cunha, destacou o compromisso da UEM em atender a região Noroeste com ensino, pesquisa e extensão. Marco Igarashi informou sobre a estrutura de trabalho do Ministério da Pesca e Aqüicultura no Paraná e sobre a política nacional para o desenvolvimento do setor.

Durante o evento, realizado no câmpus da UEM em Diamante do Norte, foi apresentado o regulamento do comitê e foi escolhida a diretoria provisória. O presidente é José Hamilton Alonso Asoia, da Associação dos Produtores de Peixe de Terra Rica. A secretaria executiva provisória está a cargo de Marcos Paulo Alberto Pereirae de Elani Maria Czepak, da UEM.