A Comitiva da ONU (Organização das Nações Unidas) assiste, nesta terça-feira (27), à apresentação de O Auto da Barca do Fisco. A peça será encenada a partir das 8h30 na Oficina de Teatro da UEM. O grupo, composto por membros do Comitê de Notáveis do Concurso Nohra Rey Marulanda e Francisco Tancredi e pela coordenadora do Projeto Experiências em Inovação Social, das Nações Unidas, María Elisa Bernal, logo após será recebido pelo vice-reitor Mário Azevedo. Depois segue para o Cesumar. A comitiva veio a Maringá para conhecer o projeto da Associação SER, premiado no ano passado no Concurso Experiências em Inovação Social, organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), das Nações Unidas, com apoio da Fundação Kellogg. A missão está passando por quatro países para avaliar as razões do sucesso de alguns empreendimentos sociais. Pretende revisar as 4,8 mil iniciativas inscritas no concurso durante os cinco ciclos. Ao final será publicado um livro sobre as chaves para a inovação social, a resolução eficaz de conflitos e a superação de obstáculos dos 72 trabalhos finalistas.

Hoje (26), a agenda inclui visita à Câmara e à Prefeitura, reunião com a diretoria da SER e OSM, coletiva com a imprensa, reuniões com Mario Hossokawa e representantes do prefeito Silvio Barros, além de apresentação de trabalhos do Observatório Social. À noite, o grupo assiste ao Grupo Abaecatu – Projeto Música, Poesia e Cidadania, da UEM.

Criada em 2004, a SER tem como missão promover ações que proporcionem à sociedade a coesão social por meio da vivência da ética e da cidadania. A peça teatral, de Marcílio Hübner de Miranda Neto, vice-presidente para assuntos de Educação e Cultura da SER e professor do Departamento de Ciências Morfofisiológicas da UEM, discute a importância dos tributos. O texto tem inspiração em elementos da cultura popular presentes nas obras "O auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, e "O Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente.