A Comitiva da ONU (Organização das Nações Unidas) esteve na Universidade Estadual de Maringá na manhã de hoje (27). Assistiram à apresentação de O Auto da Barca do Fisco e se reuniram com o vice-reitor Mário Azevedo. O grupo veio a Maringá para conhecer o projeto da Associação SER, premiado no ano passado no Concurso Experiências em Inovação Social, organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), das Nações Unidas, com apoio da Fundação Kellogg.

O grupo era formado por Francisco Tancredi, do Comitê de Notáveis do Concurso, Maria Elisa Bernal, coordenadora do Prêmio Cepal, e Pilar Bascuñan, assessora de comunicação. Os visitantes estavam acompanhados pelo vice-presidente para assuntos de Educação e Cultura da SER e professor do Departamento de Ciências Morfofisiológicas da UEM, Marcílio Hübner de Miranda Neto, pelo coordenador do Observatório Social de Maringá, Fernando Otero, pelo assessor de imprensa da Receita Federal, Marcos Luchiancencol, e por Reinaldo Soriani, da UEM.

Durante o encontro, o vice-reitor explicou a relação entre a Universidade e o Observatório Social, a questão da responsabilidade social e as ações extensionistas. Destacou que a extensão é estratégica, que algumas iniciativas são desenvolvidas voluntariamente por servidores, que a UEM tem projetos de extensão que proporcionam retorno financeiro à Instituição e que, por mais que se faça, ainda há muito a desenvolver. Já Miranda Neto complementou a questão da responsabilidade social, citando que o curso de Enfermagem reformulou seu currículo, priorizando o enfoque da saúde familiar e o exercício da cidadania. Lembrou que a UEM possui mais de 300 projetos de extensão que atingem mais 500 mil pessoas.

A missão está passando por quatro países para avaliar as razões do sucesso de alguns empreendimentos sociais. Pretende revisar as 4,8 mil iniciativas inscritas no concurso durante os cinco ciclos. Ao final será publicado um livro sobre as chaves para a inovação social, a resolução eficaz de conflitos e a superação de obstáculos dos 72 trabalhos finalistas. Ontem à noite (26), a comitiva assistiu ao Grupo Abaecatu – Projeto Música, Poesia e Cidadania, da UEM.

A peça teatral, de Miranda Neto, discute a importância dos tributos. O texto tem inspiração em elementos da cultura popular presentes nas obras "O auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, e "O Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente.