Termina hoje (28) o II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM (PPI). O evento, que começou no dia 26, trouxe diversos nomes da área de psicologia para falar sobre o perfil do psicólogo, o mercado de trabalho, possibilidades e desafios do psicólogo no Brasil de hoje.

O objetivo do evento, segundo a coordenadora Marilda Gonçalves Dias Facci, é promover e divulgar as dissertações dos alunos e egressos das duas linhas de mestrado do Programa: Psicanálise e Civilização, e Constituição Psicossocial da Subjetividade do Conhecimento. No total, foram apresentadas nove teses. Para Facci a grande novidade do evento está na participação dos alunos da graduação de Psicologia da UEM.

Para proferir a palestra de encerramento do evento foi convidado o professor Antônio Virgilio Bittencourt Bastos, da Universidade Federal da Bahia, que falou sobre Perfil do Psicólogo no Brasil. O tema da palestra faz parte de uma pesquisa desenvolvida pelo grupo de pesquisadores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), que tinha por finalidade aponta o perfil do psicólogo. Bastos explica que esta mesma pesquisa foi realizada por ele nos anos de 1986 e 1987, e publicada um ano depois no livro “Quem é o Psicólogo Brasileiro”. De acordo com Bastos, para esta nova pesquisa foi usava algumas metodologias da pesquisa desenvolvida em 86 e 87. “Só que ampliamos alguns pontos não tratados na outra pesquisa. Principalmente no que se refere à fragmentação da profissão”.

Dentre os pontos destacados pelo professor está à convergência cada vez maior da psicologia com a área da saúde. “Atualmente a saúde é a segunda área de interesse da formação do psicólogo, bem como, da atuação do profissional de psicologia”, esclarece. Já a precarização do emprego e das condições de trabalho do psicólogo, para o professor, continua na mesma situação apontada na pesquisa de 30 anos atrás. Esta nova pesquisa será publicada em julho de 2010 na ANPEPP. Bastos é Coordenador Adjunto da Área de Psicologia da CAPES. Pesquisador I-A do CNPq, atuando principalmente em temas da área de Comportamento Organizacional.

O evento também contou com a presença das professoras, Marilene Proença Rebello de Souza, da Universidade de São Paulo e Maria Teresa de Melo Carvalho, da Universidade Federal de Minas Gerais.