A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) promove a edição especial do tradicional UEM e Comunidade, também conhecido por UEM nos Bairros, no dia 23 de maio. O evento marca as comemorações do aniversário de 40 anos da Universidade, e terá como tema Comunidade na UEM. As atividades serão desenvolvidas das 10 às 17 horas, no câmpus sede (estacionamento paralelo a Rua Lauro Werneck).

Na programação, atividades culturais, recreativas e de orientações à população, como na área da saúde.

O evento vai contar com a participação de médicos, dentistas e professores da UEM, com trabalhos de prevenção e esclarecimentos à comunidade das causas de várias doenças. Serão repassados ainda conhecimentos a cerca de conscientização e cidadania, saúde, ambiental, empreendedorismo, entre outros. Professores e acadêmicos do Curso de Direito, e advogados esclarecerão dúvidas sobre a Lei Maria da Penha. Ao longo do dia estão programadas pequenas excursões pelo câmpus, com monitores, distribuição de mapas da instituição e estandes dos institutos ligados à Universidade.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Wania Rezende Silva, esclarece que esta edição visa agrupar todos os participantes do projeto no câmpus, em um grande evento, e deve reunir diversos grupos da instituição, como Teatro Universitário (TUM), a Oficina de Dança, a Orquestra, a Escola da Música, a Unitrabalho, as Incubadoras, o Instituto de Línguas (ILG) e o Instituto de Estudos Japoneses (IEJ), o Museu da Bacia do Paraná (MBP), o Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI), projetos de extensão e cultura permanentes, programas e serviços oferecidos pela instituição. Além da participação da comunidade externa.

UEM nos Bairros

O UEM nos Bairros surgiu em 2007, e faz parte do Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. (Seti) O Projeto tem como objetivo de desenvolver a participação e a integração entre as comunidades locais e a Universidade, num processo de troca de saberes e ações compartilhadas. Possibilitando o contato, o intercâmbio e a participação cada vez maior entre a comunidade na Universidade.

Progressivamente o interesse foi se ampliando e passou a ser desenvolvida em diversas cidades da região, como Jussara, Paranavaí, Querência do Norte. Com isso, o nome do Projeto modificou, de UEM nos Bairros passou a ser chamado de UEM Comunidade.

No final de 2009, a PEC fechou diversas parcerias  de cooperativistas e associativista com a Prefeitura de Itaquiraí, no Mato Grasso do Sul.  Dentre estas, está à realização de uma edição do Projeto UEM Comunidade no Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra do município.