Espírito de construção foi a expressão que tomou conta dos pronunciamentos que marcaram a festa de 40 anos da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O ponto alto da festa foi a entrega de dois títulos de doutor honoris causa ao governador do Paraná e ao prefeito de Maringá, na época da criação da Universidade, Paulo Pimentel e Adriano Valente. Veja a galeria de fotos da cerimônia.

A noite de comemorações começou com a instalação da primeira reunião conjunta dos Conselhos Superiores da UEM. Os conselheiros se reuniram, presididos pelo reitor Décio Sperandio, para entregar os títulos de doutor honoris causa e, também, para homenagear 30 dos mais antigos e mais proeminentes membros da comunidade acadêmica. Junto ao grupo estava, também, o vice-reitor, professor doutor Mário Luiz Neves de Azevedo, presidente da Comissão Especial de Comemoração dos 40 anos da UEM.

A festa foi aberta por apresentações culturais. O servidor e cantor Tijolo se apresentou acompanhado do Coro do Curso de Graduação em Música, do Coro de Câmara do Departamento de Música, do Coro Feminino do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, do Coral da Escola de Música e do Coral Infanto Juvenil do Centro de Aplicação Pedagógica e Departamento de Música, sob regência da professora Andréia Anhezini. Durante essa apresentação foi construído o símbolo da UEM pelos dançarinos do grupo Parafolclórico Fogança. Sob a batuta da regente Andréia ainda foi apresentado o Hino Nacional; o hino intitulado Salve a UEM; o Hino a Maringá.

Em seguida, com o reitor e o vice no palco, foram chamados para a platéia todos os membros dos Conselhos Superiores, e o chefe de gabinete da reitoria, professor doutor Júlio Santiago Prates Filho, juntou-se à mesa que presidia a cerimônia. Ao palco também subiram ex-reitores e seus vices, além de diversas autoridades municipais e estaduais, entre eles o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Nildo José Lubke, representando o governador Orlando Pessuti; e o prefeito de Maringá, Sílvio Magalhães Barros.

Guarda de honra - Os convidados de honra da noite foram conduzidos ao palco por uma guarda de honra. A professora Jane Maria Remor, do Departamento de Educação Física; o diretor de Assuntos Acadêmicos em exercício, Edson Luiz dos Santos; e o acadêmico do curso de ciências sociais, Lucas Andrade Leandro, acompanharam o ex-governador Paulo Cruz Pimentel.

Alex valente, que representou o pai, o ex-prefeito Adriano José Valente, morto no princípio deste ano, foi escoltado pelo José Marcos de Bastos Andrade, do Departamento de Agronomia; pela secretária de Integração entre os câmpus regionais, Vera Lúcia da Cruz; e a acadêmica do curso de secretariado executivo trilíngue, Laís Ribeiro Soler.

Em seguida, o professor do Departamento de História, Reginaldo Benedito Dias, apresentou o currículo de Paulo Pimentel, enquanto o professor  do Departamento de Física, Luis Roberto Evangelista, saudou Adriano Valente e o filho Alex. Ambos também foram cumprimentados pelo vice-reitor Mário Luiz de Azevedo, que agradeceu a participação de todos que contribuíram para a realização da festa. “Esse momento nos faz recordar, trazer à memória e ao coração, os feitos de pessoas como o doutor Paulo Pimentel e Adriano Valente, que, com suas visões de futuro, contribuíram para o surgimento da UEM”.

Em seguida, o reitor Décio Sperandio expressou toda a alegria de comemorar os 40 anos da UEM e destacou o trabalho das “mãos pioneiras e trabalhadoras do ex-governador Paulo Pimentel e do ex-prefeito Adriano Valente, que construíram essa universidade que é patrimônio cultural, científico e social desta região do Paraná e do Brasil”. Ao término da saudação, Sperandio leu o texto de outorga oficial das homenagens. “Eu, reitor da Universidade Estadual de Maringá, confiro a Paulo Cruz Pimentel e a Adriano José Valente o título de doutor honoris causa, de acordo com a Resolução do Conselho Universitário [...] em reconhecimento ao expressivo e relevante trabalho prestado à Instituição, quando de sua criação, em 1970.”

Já com o título de doutor Paulo Pimentel fez seu pronunciamento, lembrando que a instalação da UEM foi um ato de enfrentamento da elite intelectual curitibana, que achava que a UEM não seria mais que uma mera faculdade sem expressão. Disse que, hoje, estava satisfeito porque encontrou aqui pessoas de “alto nível”, que são responsáveis por inúmeros projetos de importância para a região, o Estado e o País. “Fico me perguntando se eu mereço todo essa homenagem [...] Mas também fico feliz de saber que tenho muitos amigos, muitos admiradores que reconhecem nosso trabalho, as ações que fizemos, as obras que construímos, tentando não sermos Deus, mas sermos semelhantes a ele, criando coisas que beneficiam os outros. Isso é que garante o que nós chamamos de imortalidade.”  

Em memória do pai, Alex Valente destacou que a vida política de Adriano, seu melhor amigo, foi marcada pelo espírito de construção. O advogado fez uma retrospectiva da época da criação da UEM, lembrando que as primeiras salas da Universidade foram improvisadas e a biblioteca particular do pai serviu de apoio ao recém-nascido curso de Direito.  “E todos sabem que essa semente lançada, em 69, recebeu apoio de parceiros e, juntos, foi construída a Universidade. Mas os prefeitos e outros políticos que sucederam meu pai também foram contribuindo para a sua implantação definitiva e, hoje, a universidade beneficia um número enorme de alunos e pessoas em diferentes municípios do Paraná”.

Outros 30 servidores da UEM foram homenageados. E foi um deles, o professor doutor Valdemar Sguissardi, primeiro professor licenciado para cursar pós-graduação pela Universidade, no ano de 1971, que falou em nome de todos. O professor lembrou que a comemoração dos 40 anos faz jus a importância que uma Universidade tem, hoje, para o desenvolvimento social. Comparou as Instituições de Ensino Superior atuais ao que as catedrais representavam na organização da sociedade na Idade Média. “É preciso que as pessoas se reúnam dentro das catedrais modernas para cultuar o conhecimento, ferramenta fundamental para o bem estar da sociedade. E é isso que estamos reforçando aqui, neste dia”, completou.

Ainda usaram a palavra o professor da UEM e deputado estadual Ênio Verri, que exortou “a ousadia dos homenageados e a loucura dos reitores na implementação da Universidade”. O prefeito Sílvio Magalhães Barros. Ele comparou as ações dos dois homenageados a duas maçãs. “Sabemos que existem sementes dentro destas frutas, mas não sabemos o que essas sementes são capazes de gerar. Paulo Pimentel e Adriano Valente construíram esta Universidade, mas não tinham ideia da expressão que elas poderiam ter, da importância que elas viriam a alcançar”.  E, por fim, o representante do governador Pessuti, o secretário de Ciência e Tecnologia Nildo José Lubke, disse que era fundamental que as pessoas soubessem sobre os números. “São significativos os investimentos que o governo vem fazendo nas Instituições de Ensino, entre elas a UEM, contribuindo assim com resultados positivos nos rankings do MEC, que colocam a UEM como a primeira instituição do Paraná”.

Outras cinco solenidades, também terão festas com entrega de homenagens nos Câmpus Regionais da UEM. O cronograma previsto começa começa em Goioerê (19 de maio); depois vai para Umuarama (28 de maio), Arenito/Cidade Gaúcha (10 de junho), Noroeste/Diamante do Norte (16 de junho) e Cianorte (30 de junho). Todas as cerimônias integram o calendário de comemoração dos 40 anos da UEM.