Será neste domingo (23), o Projeto Comunidade na UEM, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá. O evento tem início às 10 da manhã, no Câmpus da Maringá (estacionamento paralelo a Rua Lauro Werneck), e encerra às 17 horas.  

Durante o dia serão realizadas diversas atividades culturais, de extensão, oficinas (Fabricação de), apresentação de Programas, Iniciativas e Projetos da Universidade e da comunidade externa. Da comunidade externa, já confirmaram a presença a AMLGBT (Associação Maringaense de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), Conselho Tutelar, Feira de Artesanatos e Doces, entre outros.  

Para as crianças, brincadeiras lúdicas, atividades recreativas. Os Projetos de Extensão e da UEM vão estar presentes também. Alguns com aconselhamento, como no caso dos Projetos nas áreas de Administração (PEIx - Projeto de Extensão Industrial Exportadora), Ciências Sociais, Geografia, Matemática, Química, Engenharia de Alimentos, Farmácia, Direito, Psicologia.   Professores e acadêmicos do Curso de Direito, e advogados esclarecerão dúvidas sobre a Lei Maria da Penha. Ao longo do dia estão programadas pequenas excursões pelo câmpus, com monitores, distribuição de mapas da instituição e estandes dos institutos ligados à Universidade.  

 O evento vai contar com a participação de médicos, dentistas e professores da UEM, com trabalhos de prevenção e esclarecimentos à comunidade das causas de várias doenças. Serão repassados ainda conhecimentos a cerca de conscientização e cidadania, saúde, ambiental, empreendedorismo, entre outros.  

 A pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Wania Rezende Silva, esclarece que esta edição visa agrupar todos os participantes do projeto no câmpus, em um grande evento, e deve reunir diversos grupos da instituição, como Teatro Universitário (TUM), a Oficina de Dança, a Orquestra, a Escola da Música, a Unitrabalho, as Incubadoras, o Instituto de Línguas (ILG) e o Instituto de Estudos Japoneses (IEJ), o Museu da Bacia do Paraná (MBP), o Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI), projetos de extensão e cultura permanentes, programas e serviços oferecidos pela instituição. Além da participação da comunidade externa.    

 

UEM nos Bairros   O UEM nos Bairros surgiu em 2007, e faz parte do Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. (Seti) O Projeto tem como objetivo de desenvolver a participação e a integração entre as comunidades locais e a Universidade, num processo de troca de saberes e ações compartilhadas. Possibilitando o contato, o intercâmbio e a participação cada vez maior entre a comunidade na Universidade.   Progressivamente o interesse foi se ampliando e passou a ser desenvolvida em diversas cidades da região, como Jussara, Paranavaí, Querência do Norte. Com isso, o nome do Projeto modificou, de UEM nos Bairros passou a ser chamado de UEM Comunidade.   

No final de 2009, a PEC fechou diversas parcerias de cooperativistas e associativista com a Prefeitura de Itaquiraí, no Mato Grasso do Sul.  Dentre estas, está à realização de uma edição do Projeto UEM Comunidade no Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra do município.    

 Serviço: Comunidade na UEM Data: 23 de maio de 2010-05-21 Local: Câmpus da UEM: (estacionamento paralelo a Rua Lauro Werneck) Promoção: Pró- Reitoria de Extensão e Cultura da UEM