Alongar, caminhar, jogar, pedalar. Esses verbos serão conjugados em larga escala dentro do câmpus da Universidade Estadual de Maringá, que participa da edição 2010 do Dia Mundial da Atividade Física, o Dia do Desafio. A competição será realizada nesta quarta-feira, dia 26, entre 0 hora e 21 horas e deve  mobilizar cerca de 1200 pessoas, entre professores, alunos e servidores, que estão envolvidas na realização da atividade na UEM.

Lembrando que o Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática de atividades físicas, a ação propõe que pessoas de todas as idades interrompam as atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer atividade física. Cidades de mesmo porte em relação ao número de habitantes estabelecem uma competição amigável para mobilizar o maior número de pessoas. Nesta edição Maringá irá enfrentar a Ciudad de Tacna, no Peru.

A proposta é oferecer formas inovadoras, prazeirosas e lúdicas de levar a atividade física a todos os tipos de comunidades, sempre ressaltando a arte do convívio proporcionado pelo esporte. E na esteira desse desafio pode brotar outro. O de fazer da prática de exercícios um hábito rotineiro, despertando nos indivíduos um sentimento de responsabilidade pela busca e manutenção de uma melhor qualidade de vida.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá, no inverno de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos. O prefeito sugeriu que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio dali em diante.

O evento é realizado anualmente em todo o mundo, sempre na última quarta-feira do mês de maio. O Sesc-SP coordena o evento no continente Americano.

Na UEM, as atividades estarão sob responsabilidade da Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), com a supervisão do professor Giuliano Pimentel, do Departamento de Educação Física. Todas as iniciativas serão acompanhadas e devidamente registradas para efeito da competição. Estudantes de Educação Física farão o acompanhamento e orientação das atividades.

A programação é ampla e incluiu escalada em parede, dança de salão, capoeira, alongamento, musculação, ginástica rítmica, entre outras. Além da programação agendada pela CDR, cada setor, inclusive os administrativos, poderão se dedicar aos 15 minutos de exercício. As atividades poderão ser acompanhadas por estagiários. Para saber como participar entre em contato com os organizadores pelo fone 44 3011-4314.