O Laboratório de Análise de Combustíveis da UEM (LAC) acaba de divulgar o balanço do primeiro ano do trabalho que vem ajudando os postos de combustíveis e, principalmente, o consumidor, a garantir um abastecimento com produtos de qualidade. Instalado em março de 2004, o Laboratório, que funciona no Bloco E-89, no câmpus universitário, atende, quando solicitado, a algumas distribuidoras de combustíveis em Maringá, além do Procon Municipal e a algumas pessoas físicas e jurídicas.

Desde fevereiro do ano passado, no entanto, o LAC vem analisando, a cada semana, amostras de gasolina, álcool e diesel de estabelecimentos que solicitam o monitoramento. Os químicos e técnicos da UEM colhem as amostras para análise em datas e horários aleatórios. Nos últimos 12 meses, os postos que apresentaram produtos atestados, ganharam um selo, de cor verde, que foi afixado nas bombas de combustíveis, podendo ser vistos pelos consumidores. A lista com o resultado das análises pode ser vista www.uem.br/lac. A última publicação é um histórico do processo de monitoramento, que está publicado abaixo.

“É muito importante o consumidor observar os selos fixados nas bombas de combustíveis e confirmar se o nome do posto consta na lista de postos monitorados no nosso site”, lembra o coordenador do LAC, Lúcio Cardozo Filho.

Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones (44) 3011-4791.

 

Nome do Posto

Situação com o contrato

de monitoramento

Datas de não conformidade

Posto Maluf

Vigente

-

Posto Oásis

Vigente

-

Posto Automar

Vigente

-

Posto São Vicente-Petrogil

Vigente

22/07/2009

Posto Sardenha

Vigente

-

Posto Colombo

Vigente

-

Posto Americano II-HLC

Vigente

-

Posto Rocha Pombo

Vigente

05/04/2009

Mateus Auto Posto

Vigente

-

Posto Catuaí

Vigente

-

Posto Galopeira

Vigente

04/05/2010

24/05/2010

Irene Auto Posto

Encerrado

13/04/2010

Posto I.Menegatti

Encerrado

-