A Universidade Estadual de Maringá, por meio dos departamentos de Filosofia e de Fundamentos da Educação, promoveu um debate sobre a corrupção política, nesta quinta-feira (17). O tema foi abordado pelo professor José Antônio Martins, chefe do DFL, e pelo deputado estadual do PT do Paraná, Tadeu Veneri.

Martins abordou a questão mais sobre o enfoque teórico da corrupção em geral e também de alguns aspectos particulares ocorridos no Brasil. Falou ainda sobre a questão do patrimonialismo. Veneri comentou sobre os casos atuais de corrupção no Paraná e disse, que nos últimos 90 dias, por causa desse clima de escândalo, foram aprovadas diversas leis para coibir essa prática. Para ambos, a questão não está apenas ligada aos personagens e a situação exige que as lógicas e os mecanismos instalados nas relações de favores sejam desmontados, não só as que envolvem os políticos e os funcionários, mas que envolvem as pessoas de fora. Uma das leis em discussão é a que proíbe a reeleição da mesa diretora da Assembléia Legislativa.

Veneri aproveitou para visitar o reitor Décio Sperandio, no período da tarde, em companhia de seu secretário e da professora Ivana Veraldo (DFE).