A Chapa UEM é + foi a primeira a se inscrever para o processo eleitoral que escolherá os novos dirigentes da Universidade Estadual de Maringá no dia 18 de agosto. Se houver necessidade, o segundo turno será em 1º de setembro. Com o lema Inovar, Incluir e Valorizar: rompendo limites, os candidatos a reitor e a vice-reitor são respectivamente Mauro Luciano Baesso e Julio César Damasceno. Durante a inscrição da chapa na manhã desta terça-feira (29), Baesso comentou que as principais diretrizes e compromissos do plano de trabalho estão centrados em doze grandes eixos temáticos. Para ele, o trabalho é árduo e exaustivo, mas que a UEM, unida, solidária e humanizada, tem condições de avançar ainda mais em todos os campos, desde que se pratique uma gestão inclusiva, participativa e colegiada, que prime pela competência e transparência.

No eixo temático da política institucional, as prioridades passam pela modernização da gestão, consolidação da infraestrutura, administração com transparência e participação de todos os segmentos envolvidos, priorizando a valorização e a humanização nas relações do trabalho. Na política discente, a intenção é criar o Programa Continuado de Apoio aos Discentes, o Espaço Integração e o Serviço de Apoio ao Estudante. A chapa pretende melhorar a infraestrutura para um ensino de qualidade, adotar práticas para diminuir a evasão dos alunos dos cursos e estimular a realização de intercâmbios com instituições de qualidade do exterior.

Dentro da área de gestão de recursos humanos, a intenção é promover a qualificação e estimular o comprometimento com a UEM. O plano prevê a criação do Programa Talento UEM que premiará anualmente os servidores docentes e técnico-administrativos. O objetivo é empreender ações e gestões voltadas à valorização da carreira do docente e do servidor técnico-universitário, assim como voltadas à recomposição da remuneração dos quadros da Universidade. Além disso, será estruturado um banco de talentos de servidores aposentados, incentivando a incorporação de sua experiência em projetos desenvolvidos na Universidade, criando o Espaço Sabedoria.

A UEM é + pretende consolidar os câmpus regionais e os cursos e estender aos câmpus as mesmas políticas de apoio ao ensino, pesquisa, extensão e cultura adotadas no Câmpus-Sede. Dentro do eixo ensino de pós-graduação, pesquisa, ciência e tecnologia, as prioridades são o fortalecimento em âmbito internacional da produção científica, a criação de programa de apoio para tradução de textos visando estimular a publicação e a apresentação de trabalhos acadêmicos em revistas científicas e em eventos; a viabilização do pleno funcionamento do Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa (Comcap), além de incentivar a criação de novos programas de pós-graduação.

O plano de trabalho prevê ainda ações nos segmentos da extensão universitária, cultura, lazer e desporto; política de atenção à comunidade e ambiente de trabalho, com a criação do Centro de Promoção à Saúde; ensino a distância; complexo de atenção à saúde, com adoção de medidas para resolução de problemas de saturação crônica de atendimento e busca de implantação de nova carreira para profissionais da saúde; intensificação da relação com a comunidade externa; e manutenção e ampliação do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).

O período para inscrição de chapas termina nesta quarta-feira (30). A homologação das chapas e a lista dos eleitores serão realizadas no dia 7 de julho. A reunião do Conselho Universitário para indicar a lista para escolha do reitor e do vice-reitor será em 9 de setembro. A posse dos eleitos será em 10 de outubro.

Currículos

Mauro Luciano Baesso é professor titular do Departamento de Física, bolsista produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1B, e diretor do Centro de Ciências Exatas. Coordena o Núcleo de Excelência em Óptica Avançada e convênios de cooperação com Canadá, França, Estados Unidos, Índia e Eslovênia.  É formado em Física pela UEM. É mestre e doutor em Física pela Unicamp e pós-doutor pela Universidade de Manchester, Inglaterra. Em seu currículo, consta ainda a invenção de um vidro especial para o desenvolvimento de lasers para a área biomédica, que resultou na primeira patente concedida em nome da UEM. É editor convidado de periódico internacional e revisor de periódicos internacionais. Foi responsável pela elaboração e implantação dos programas de mestrado (1997) e doutorado (2000) em Física na UEM, tendo sido o primeiro coordenador do programa.

Julio Cesar Damasceno é professor associado C do Departamento de Zootecnia bolsista produtividade em pesquisa do CNPq, nível 2, e diretor-adjunto do Centro de Ciências Agrárias. Formado em Zootecnia pela UEM, fez mestrado em Zootecnia na UFRGS, doutorado na Unesp e pós-doutorado na França. Coordena ações de cooperação com a França e o Programa Integrado de Ação Social da UEM. É revisor de periódicos nacionais e internacionais. Recebeu o Prêmio Ismar Leal Barreto, em2005, referente ao melhor trabalho apresentado na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, realizada em Campo Grande. Foi vice-coordenador do Núcleo da Unitrabalho da UEM, coordenador da Fazenda Experimental de Iguatemi, representante do DZO no COU, chefe do DZO em três gestões.