Numa solenidade realizada, nesta quarta-feira (30), no auditório do Nupélia, foram empossados 37 dos 53 chefes e chefes-adjuntos dos departamentos da UEM. Ao falar em nome dos que deixavam seus cargos, o professor Aécio Flávio de Carvalho (Departamento de Letras) disse que as chefias dos departamentos devem ser valorizadas pelo desprendimento e pela vontade de contribuir. Carvalho, aposentado desde o dia 21 de maio, defendeu maior intercâmbio entre os chefes e propôs um fórum periódico das chefias na Universidade.Veja galeria de fotos.

Ele agradeceu a Reitoria pela colaboração dada aos chefes que deixaram o cargo.

Representando os empossados, o chefe eleito para o Departamento de Agronomia, Gilberto Catunda Sales, afirmou que ao chefe compete o papel de líder, administrador e político.

Segundo ele, o chefe lidera os anseios de seus parceiros e pares no departamento. Eleito pela quinta vez para o cargo, Sales enfatizou que, além deste papel triplo de chefe, o responsável pelo cargo precisa ter paixão e dedicação pela tarefa que assume.

O reitor Décio Sperandio manifestou gratidão pelos que deixaram seus cargos, em função da “convivência, o relacionamento sincero e a tolerância” com a Reitoria nos dois anos da gestão das chefias. Conforme o reitor, Sales foi feliz ao citar o papel triplo dos chefes de departamento e acrescentou que os que assumem o comando agora precisam aliar a visão científica com a capacidade de gerenciar.

De acordo com Sperandio, os departamentos devem ter seu planejamento estratégico, além de cuidar das questões operacionais. Para ele, cada departamento deveria formular seu plano de desenvolvimento departamental. O reitor ainda defendeu que os novos chefes estimulem a integração dentro do departamento e entre os departamentos, como forma de também promover a integração da UEM com outras universidades. Por fim, disse que é preciso que cada responsável pelo cargo tenha trabalho, talento e estrela.

A seguir, a relação dos chefes e chefes-adjuntos empossados, nesta quarta-feira (30), ou que serão empossados posteriormente em datas específicas, já que a data de criação de curso e nomeação dos atuais chefes ocorreram em ocasiões distintas.

Os chefes e chefes-adjuntos empossados dos departamentos do Centro de Ciências Agrárias são respectivamente: Departamento de Agronomia: José Gilberto Catunda Sales e Humberto Silva Santos; Departamento de Ciências Agronômicas: Tiago Roque Benetoli da Silva e Cláudia Regina Dias Arieira; Departamento de Zootecnia: Cláudio Scapinello e Tatiana Carlesso dos Santos; Departamento de Medicina Veterinária: Sheila Rezler Wosiacki e Maria José Baptista Barbosa; e Departamento de Engenharia Agrícola: Reny Adilmar Prestes Lopes e Giuliani do Prado.

Os chefes e chefes-adjuntos empossados dos departamentos do Centro de Ciências Biológicas são respectivamente: Departamento de Biologia: Elena Melges e Norma Segatti Hahn; Departamento de Biologia Celular e Genética: Verônica Elisa Pimenta Vicentini e Ana Luiza de Brito Portela Castro; Departamento de Bioquímica: Osvaldo Ferrarese Filho e Emy Luiza Ishii Iwamoto; e Departamento de Ciências Morfológicas Silvana Regina de Melo e Eneri Vieira de Souza Leite Mello.

Os chefes e chefes-adjuntos empossados dos departamentos do Centro de Ciências Exatas são respectivamente: Departamento de Estatística: Clédina Regina Lonardan Acorsi e Ângela Maria Marcone Araújo; Departamento de Física: Paulo Ricardo Garcia Fernandes e Hatsumi Mukai; Departamento de Química: Edvani Curti Muniz e Eduardo Radovanovic; Departamento de Ciências: Henrique Ortêncio Filho e Edilson Soares Miranda; e Departamento de Matemática: Cícero Lopes Frota e Lilian Akemi Kato. 

Os chefes e chefes-adjuntos empossados dos departamentos do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes são respectivamente: Departamento de Ciências Sociais: Geovânio Edervaldo Rossato e Walter Lúcio de Alencar Praxedes; Departamento de Geografia: Deise Regina Elias Queiroz e Susana Volkmer; Departamento de História: Lupércio Antônio Pereira; Departamento de Fundamentos da Educação: Henrique Manoel da Silva e Regina Maria Zanatta; Departamento de Teoria e Prática da Educação: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes e Tânia dos Santos Alvarez da Silva; Departamento de Psicologia: Lúcia Cecília da Silva e Rozilda das Neves Alves; Departamento de Filosofia: Vladimir Chaves dos Santos e Cristiano Perius; e Departamento de Música: Flávio Apro e Bernhard Fuchs. 

Os chefes e chefes-adjuntos empossados dos departamentos do Centro de Ciências da Saúde são respectivamente: Departamento de Análises Clínicas: Maria Terezinha Gomes Casavechia e Rosilene Fressati Cardoso; Departamento de Educação Física: Luiz Silva Santos e Nelson Nardo Junior; Departamento de Farmácia e Farmacologia: Marcos Luciano Bruschi e Márcia Portilho; Departamento de Odontologia: Mirian Marubayashi Hidalgo e Liogi Iwaki Filho; Departamento de Medicina: Ana Maria Silveira Machado de Moraes e Idalina Diair Regla Carolino; Departamento de Enfermagem: Maria Angélica Pagliarini Waidman e Deise Serafim.

Os chefes e chefes-adjuntos empossados dos departamentos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas são respectivamente: Departamento de Administração: Álvaro José Periotto e Aparecida do Rocio Freitas; Departamento de Ciências Contábeis: Edmilson Aparecido da Silva e Romildo de Oliveira Moraes; Departamento de Economia: Nilmen Salles e Rosalina Lima Izepão; Departamento de Direito Público: Luis Otávio de Oliveira Goulart e Gisele Mendes de Carvalho; Departamento de Direito Privado e Processual: Alaércio Cardoso e Amilcar Douglas Packer.      

Os chefes e chefes-adjuntos empossados dos departamentos do Centro de Tecnologia são respectivamente: Departamento de Engenharia Química: Nehemias Curvelo Pereira e Rosângela Bergamasco; Departamento de Informática: Tânia Fátima Calvi Tait e Maria Madalena Dias; Departamento de Arquitetura e Urbanismo: Ricardo Dias Silva e Aníbal Verri Junior; e Departamento de Engenharia Têxtil: Elaine Regina Brito Maia e Gilson dos Santos Croscato.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv