A Siga em Frente UEM foi a segunda chapa a se inscrever para o processo eleitoral que escolherá os novos dirigentes da Universidade Estadual de Maringá no dia 18 de agosto. O colégio eleitoral é formado por cerca de 22 mil eleitores, entre alunos de graduação e pós-graduação, técnico-administrativos e docentes. Encabeçada pelos professores Júlio Santiago Prates Filho e Neusa Altoé, a chapa traz o lema A mudança que a comunidade universitária deseja é a continuidade da mudança já iniciada.

O Plano de Trabalho da chapa Siga em frente UEM é composto de três partes: princípios balizadores e norteadores das propostas; breve diagnóstico da UEM e propostas da gestão.

No que diz respeito aos princípios balizadores e norteadores destacam-se, entre outros tópicos, a defesa da autonomia universitária; a instituição voltada para o mantenedor fundamental: o cidadão; para criação do saber, para o ensino crítico, reflexivo e comprometida com as mudanças para um estado melhor da Sociedade.

Além disso, a chapa atuará na defesa da indissolubilidade do ensino, pesquisa e extensão, como variáveis dependentes da integridade do caráter universitário. Também será  uma administração para promover o interesse público, estabelecendo prioridades e adotando ações que propiciem a excelência com ética e justiça.         Ainda nesta linha, a chapa promete uma gestão pautada no diálogo amplo, permanente, sistemático, transparente, democrático e responsável. Por fim, a Siga em frente UEM tem como princípio balizador a administração universitária, pautada no reconhecimento da abrangência regional da UEM e de seu caráter multicampi, respeitando a função cultivadora dos valores universais e da inserção nacional e internacional da Universidade.

No breve diagnóstico que se faz da UEM, a chapa destaca que há que se reconhecer o que já foi feito, apontando o muito que há para se fazer, para a busca da excelência da atividade acadêmica e de um perfil de universidade integrada, empreendedora e generosa.

Com relação às propostas (3ª parte do plano) as ações estão voltadas para o como fazer. Entre as propostas são citadas a criação de uma Assessoria de Relações Institucionais; de um Programa Continuado de Treinamento funcional; de um Portal do Servidor com informações de interesse dos servidores; e de um Sistema Integrado de Recursos Humanos, possibilitando a agilização e racionalização dos procedimentos e integração das informações.

Também está no plano a criação, em conjunto com outras entidades ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação, de um plano de cooperação para a área de caráter regional e inserção estadual e nacional. Podem ser citados também a promoção da inovação tecnológica, o fortalecimento das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em temas estratégicos; a contribuição para a popularização e o aperfeiçoamento do ensino de ciências nas escolas; a constituição de ambientes propícios às parcerias estratégicas entre a universidade e os segmentos públicos e produtivos.

Outra proposta é realização de prospecção para identificar as demandas do setor produtivo para novos produtos e processos; o apoio a programas, projetos e eventos de divulgação a ciência, tecnologia e inovação; a gestão junto ao Estado para criação de editais de políticas públicas em pesquisa para áreas básicas e aplicadas que tenham relevância social; empreendimentos de economia popular e solidária e agricultura familiar e urbana; e o apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias de reciclagem de materiais e coletas seletivas, recuperação e tratamento de resíduos, saúde e saneamento, habitação e moradia popular, fontes alternativas e renováveis de energia.        

Para os servidores, as propostas passam pela busca de uma política de recuperação do quadro, reenquadramento de suas carreiras e de reajuste salarial; expansão do quadro de servidores compatível com o crescimento e desenvolvimento da UEM; Ampliação do programa de Educação Continuada para os servidores técnicos; execução de um plano de valorização e qualificação funcional; plano de assistência médico-odontológica; além de conceber um Programa de Treinamento de Gestão Administrativa destinado aos novos dirigentes universitários. O plano prevê ainda, política arrojada em tecnologia da informação e de internacionalização institucional.

Para os alunos, a intenção é criar uma Coordenadoria de Apoio ao Estudante da UEM, com a competência para gerenciar projetos que visam a atender as necessidades de permanência dos acadêmicos na Universidade, tais como: programas de bolsa-auxílio, moradia estudantil, alimentação, transporte, assistência à saúde, inclusão digital, acesso a cultura, esporte, creche e apoio pedagógico; e a ampliação de recursos para a construção da Casa de Estudantes Universitários.

Currículos

Júlio Santiago Prates Filho é professor associado C do Departamento de Matemática, cadastrado no grupo de pesquisa do CNPq e chefe do Gabinete da Reitoria. Graduou-se em Matemática pela Unesp, fez mestrado e doutorado em Matemática na UFRJ. Foi chefe do DMA, diretor do Centro de Ciências Exatas, membro da Câmara Especial para Assuntos da UEM no Codem. Também foi representante do DMA junto ao Fórum de Política de Pesquisa e Pós-Graduação e secretário da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional/Paraná. Atuou como membro do colegiado de vários cursos. Durante sua gestão no DMA, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Matemática; e durante sua gestão no CCE, o Programa de Pós-Graduação em Ciências e Educação Matemática. Idealizou seminários com outros professores para promover o desenvolvimento científico do DMA e estimular a formação de grupo de estudos em equações diferenciais.

Neusa Altoé, professora associada A do Departamento de Teoria e Prática da Educação, é pró-reitora de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários. Graduou-se em Pedagogia pela UEM, fez mestrado e doutorado em Educação na Universidade Metodista de Piracicaba. Ingressou na UEM como técnica-administrativa e depois como professora. Foi chefe dos departamentos de Educação e de Teoria e Prática da Educação, diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, vice-reitora e reitora da UEM. Além disso, foi presidente da Associação Paranaense de Dirigentes do Ensino Superior. Em sua gestão como reitora, foram criados 20 cursos de graduação, beneficiando os municípios de Umuarama, Cidade Gaúcha, Cianorte, Maringá e região. Em sua gestão como vice-reitora, foram criadas a Livraria Universitária e a Rádio.

Os dirigentes eleitos terão mandato de quatro anos, contados a partir de 10 de outubro deste ano, data da posse dos novos eleitos.

Além da Siga em frente UEM, outra chapa concorre ao pleito: a UEM é +, que tem como candidato a reitor o professor Mauro Luciano Baesso e a vice-reitor o professor Julio Cesar Damasceno, inscrita, ontem (29).

A homologação das chapas será feita no dia 7 de julho. Na mesma data será publicada a lista final do colégio eleitoral.