O Coro de Câmara e o Coro do Laboratório de Regência da UEM participarão como Coros-Laboratório do Curso de Regência Coral, que faz parte do 30º Festival de Música de Londrina. O evento será realizado na Universidade Estadual de Londrina entre os dias 6 e 11 deste mês. A participação dos coros da UEM se dará  nos dias 8 e 9.

O Curso de Regência Coral visa o aprimoramento de regentes, alunos de regência e coralistas nos aspectos técnicos e interpretativos da regência coral, trazendo sempre novas abordagens musicais e artísticas e a experiência musical do profissional que ministra o curso.

A professora Lucy Schmiti, coordenadora dos Corais da Casa da Música da UEL e que já ministrou palestras e master classes para os acadêmicos do Curso de Música da UEM, fez o convite para que os dois coros da UEM. Durante os dois dias eles irão trabalhar com um dos maiores nomes da Regência Coral no mundo, a maestrina venezuelana Maria Guinand.

Ela é diretora artística da Schola Cantorum da Venezuela e atua como regente coral em vários projetos pela América Latina, Europa, Estados Unidos e Ásia. Renomada como uma autêntica intérprete da música coral Latino Americana dos séculos 20 e 21, tem recebido diversos prêmios internacionais por seu trabalho.

O repertório musical preparado pelos Coros da UEM para esse curso é formado de músicas compostas para coro a cappella, ou seja, sem acompanhamento instrumental. São elas: “Sabiá, coração de uma viola” do compositor brasileiro Aylton Escobar, “Pater Noster” do venezuelano Alberto Grau e “Salmo 115” do argentino Roberto Caamaño.

A preparação dos corais foi realizada pela maestrina Andréia Anhezini, professora do curso de Regência Coral e coordenadora do Projeto de Extensão “Corais do Departamento de Música da UEM”.

A maestrina destaca que essa é a primeira vez que surge um convite para que as equipes dos Departamentos de Música das duas Universidades trabalhem juntas, firmando, assim, “ uma importante parceria que certamente estreita laços profissionais e acadêmicos, frutificando novos caminhos para todos os que dela participam”.