O economista e membro da coordenação nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), João Pedro Stédile, vai ministrar duas palestras na Universidade Estadual de Maringá, nesta sexta-feira e sábado (9 e 10), dentro do Ciclo de Debates sobre Educação e Movimentos Sociais, que será iniciado nesta quarta-feira (7) à noite.

O evento, que prossegue até sábado (10), é promovido pelo Departamento de Teoria e Prática da Educação, da UEM, e pela Escola Milton Santos - Movimentos Sociais do Campo. A iniciativa faz parte das atividades do Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável – Nads/UEM e do projeto de ensino Políticas e Gestão no Brasil: Educação no e do Campo.

Nesta quarta, às 19h30, haverá a conferência Universidade e Movimentos Sociais: desafios do momento histórico. O ministrante será o filósofo, poeta, escritor e membro da coordenação nacional do MST, Ademar Bogo. A atividade será realizada no auditório do Bloco I-12, no câmpus da UEM.

Na sexta-feira (9), às 19h30, será ministrada uma nova conferência, desta vez no auditório do PDE, câmpus da UEM. O tema é Brasil no contexto mundial: desafios e perspectivas para o século XXI e o palestrante será João Pedro Stédile, que também é membro da Via Campesina Brasil.

No sábado (10), às 8 horas, ocorre a conferência Sobre a Educação e a Reforma Agrária, também ministrada por João Pedro Stédile em parceria com o pós-doutor em Educação Luiz Carlos de Freitas, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Essa atividade será realizada na Escola Milton Santos. A escola fica na estrada velha para Paiçandu. As inscrições para o evento são gratuitas. Informações pelo e-mail pachamamacampesina@gmail.com.