A VII Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima – Pare de Fumar Correndo registrou número recorde de equipes inscritas. São 290, totalizando 2.344 atletas, que se revezarão no percurso de 42.195 metros. A largada será em frente à Prefeitura, às 9 horas, deste domingo (29). O coordenador do evento, Celso Conegero, lembra que a primeira edição contou com 50 equipes e a do ano passado, com 200. Para ele, o apoio financeiro da Caixa Econômica Federal foi decisivo, pois foi possível investir em divulgação e no suporte para a prova.

Neste ano, a maratona será realizada no Dia Nacional de Combate ao Fumo. Além da prova de revezamento, será realizada a Feira de Saúde na Praça Deputado Renato Celidônio, com atividades de esclarecimento e exames. Serão feitos cadastramentos de interessados em parar de fumar e de doadores de medula óssea (Hemocentro). Vários cursos da UEM desenvolverão serviços dentro das áreas de saúde bucal e tabagismo (Odontologia), doenças renais e tabagismo (Medicina), testes de glicemia e aferição de pressão arterial, correlacionando diabetes e hipertensão ao tabagismo (Farmácia), avaliação corporal (área de fisiologia).

Além disso, o Departamento de Educação Física e o Sesc promovem atividades recreativas e esclarecem sobre a importância da atividade física e vida saudável. Voluntários do Lions, do Clube dos Aventureiros, Escola Adventista, Igreja Batista e outros distribuirão panfletos sobre tabagismo. No domingo, também serão entregues os prêmios aos classificados do VI Concurso de Frases sobre Prevenção e Controle do Tabagismo de Maringá, no qual, participaram alunos do ensino fundamental, médio e superior de Maringá e região, divididos em seis categorias.

As equipes devem retirar o kit atleta no sábado, das 14 às 18 horas, na Secretaria de Esportes de Maringá, na Avenida Lauro Werneck, ao lado do Ginásio Chico Neto. Nesse mesmo dia, deve ser entregue o alimento, que será doado a entidades assistenciais.

A promoção da maratona e do concurso de frase é da UEM, Lions Clube Maringá Universitário Integração com patrocínio da  CEF e apoio da Prefeitura de Maringá, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Federação Paranaense de Atletismo, Associação Maringaense de Atletismo, Corpo de Bombeiros, IV Batalhão da Policia Militar do Paraná, Tiro de Guerra, Comad e Associação SER.