As políticas públicas e desenvolvimento, seus desafios e oportunidades são destaques na XXV Semana do Economista da Universidade Estadual de Maringá. Iniciado nesta terça-feira (14), prossegue até sexta-feira, com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos. Durante a solenidade de abertura, que lotou o anfiteatro do Nupélia, a coordenadora do evento, Eliane Araújo Sbardelatti, fez um histórico do curso de Ciências Econômicas da UEM e das edições anteriores da Semana e destacou algumas atividades do evento. O coordenador do curso de Ciências Econômicas, Natalino Henrique Medeiros, também falou sobre os 50 anos do curso e destacou a importância da Semana do Economista.

O chefe do Departamento de Economia, Nilmen Sales, lembrou que o curso existe antes mesmo da Universidade e representa o baluarte da UEM. Mencionou também que o evento enriquece a vida acadêmica dos alunos. O diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Clóvis de Souza, comentou que o curso é um dos orgulhos do CSA. Já o assessor de Planejamento, Paulo Moreira Rosa, parabenizou os professores, técnicos e alunos pelos 50 anos do curso, que é importante não só para a UEM, mas para a sociedade em geral. Ressaltou que o curso é pedra angular da UEM e tem formado grandes profissionais, que têm levado o nome da Universidade para longe

A palestra de abertura sobre política industrial e de competitividade no Brasil foi proferida pelos professores Edgar Antonio Pereira (Unicamp) e Maria da Graça Derengowski Fonseca (UFRJ). Outros temas enfocam a política social no Brasil, políticas macroeconômicas, novo desenvolvimento, entre outros.

O evento é promovido pelo DCO, Programa de Pós-Graduação em Economia, PET Economia e Centro Acadêmico. As atividades estão sendo realizadas no anfiteatro do Nupélia e no bloco C-34. A programação pode ser vista no site www.dco.uem.br.