Termina, hoje, segunda-feira (20), o prazo de inscrição para o Vestibular de Verão 2010 da Universidade Estadual de Maringá. A instituição vai oferecer, neste concurso, 16 novos cursos de graduação, sendo que dois foram criados por Ato Executivo, em agosto: Engenharias Elétrica e de Produção. A primeira será no câmpus sede e a segunda em Goioerê.  

As inscrições para o Vestibular podem ser feitas no site www.vestibular.uem.br. A taxa de R$ 90,00 deve ser paga até a próxima quarta-feira, 22 de setembro. Nessa data, também se encerra o prazo para encaminhar a documentação exigida. As provas serão aplicadas de 12 a 14 de dezembro, em Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama. O resultado será divulgado no dia 14 de janeiro. Outras informações pelo fone 3011-4450 ou site www.vestibular.uem.

 

Duas novas engenharias

 

O curso de Engenharia Elétrica está sob a responsabilidade do Departamento de Engenharia Química (DEQ). O curso é resposta a uma demanda do cenário tecnológico da região. Tem por objetivo formar profissionais aptos a desenvolver tecnologias, projetos, produtos e processos, buscando a inovação para resolver problemas da sociedade. Os conhecimentos adquiridos no curso, que tem carga de 4.456 horas e duração mínima de 5 e máxima de 9 anos, vão capacitar àqueles que se formarem a atuar em projetos e empreendimentos de grandes consumidores de energia, produção industrial de equipamentos e com geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

O curso de Engenharia de Produção de Goioerê está sob a tutela do Departamento de engenharia Têxtil. Os egressos serão capazes de atuar nas mais diversas organizações implementando e gerenciando projetos de qualidade, produto e engenharia do trabalho, operacional, organizacional, econômica e de sustentabilidade. A graduação tem carga horária de 4.322 horas e duração de no mínimo 5 e, no máximo, 9 anos.

Além dos dois cursos recém criados, a UEM está inscrevendo para outros 13. Três são em Ivaiporã: Educação Física, Serviço Social e História. A UEM inicia ainda, em 2011, no câmpus sede, as licenciaturas em Artes Cênicas e Artes Visuais, os bacharelados em Comunicação e Multimeios, Bioquímica, Biomedicina, Tecnologia em Biotecnologia, além de Matemática, em período integral. O câmpus de Umuarama terá os cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Para o câmpus de Goioerê, foi aprovado o curso de Física.

Com a criação dos novos cursos, aumentou o número de vagas oferecidas no Vestibular de Verão: são 2.216, sendo 1779 vagas para não cotistas e 437 para cotistas. Elas estão distribuídas, agora, em 63 cursos.