A Universidade Estadual de Maringá, por meio dos departamentos de Teoria e Prática da Educação e Fundamentos da Educação, está promovendo, até sexta-feira (24), o V Encontro de Pesquisa em Educação, a XVII Semana de Pedagogia da UEM e a III Jornada de Gestão Escolar. Os eventos têm como tema central a Função Social da Escola: desafios e perspectivas. Durante a solenidade de abertura na segunda-feira à noite (20), foram homenageados os professores que se aposentaram em 2009 e 2010, Jane Fadel Fabiano, Luís Hermenegildo e Lizete Bomura Maciel.

A coordenadora dos eventos, Elma Gonçalves de Carvalho, destacou a união do curso de Pedagogia, tanto o presencial como o a distância, e também entre as diversas instituições que o oferecem na região. O reitor Décio Sperandio falou sobre a importância de se criar um capital social e destacou a contribuição do curso de Pedagogia para os níveis de excelência que a UEM tem obtido nos últimos anos. Mencionou ainda os cinco novos cursos do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.

A palestra de abertura foi proferida pela professora Lizia Helena Nagel que abordou o tema central dos eventos. A programação dos demais dias pode ser vista no site www.semanadepedagogia2010.com.br.