A Universidade Estadual de Maringá criou, no dia 24, o Programa de Controle da População de Animais na UEM (Proanimal), vinculado à Diretoria de Serviços de Manutenção (DSM). O programa tem como objetivo contribuir no combate ao abandono da população de animais domésticos, bem como na proteção aos animais silvestres existentes no câmpus-sede e extensões. O coordenador será o professor Ozório Kunio Matsuda e a coordenador-adjunta, a professora Sandra Ferrari. Eles exercerão o mandato por dois anos.

Para cumprir suas finalidades, o Proanimal vai apoiar e incentivar ações de sensibilização sobre o bem dos animais; criar uma rede na internet de interação entre os membros do programa e as comunidades interna e externa, como forma de divulgar e promover a discussão e as ações do Proanimal; produzir material informativo sobre a posse responsável e o respeito aos animais, contribuindo para o processo de conscientização das comunidades interna e externa; promover, juntamente com outras entidades, campanhas de adoção, vacinação, desverminação e esterização de animais abandonados nos campus; entre várias outras.

O Proanimal é constituído de Conselho Gestor (13 integrantes), coordenação geral (coordenador e coordenador-adjunto), coordenação dos projetos que compõem o programa, atividades de secretaria.